Quatro bairros da parte baixa de Maceió se destacam em 2023, concentrando mais de 70% das vendas de imóveis na cidade, de acordo com a pesquisa “Panorama de Mercado” divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon) em parceria com a Brain Inteligência Corporativa. Os bairros em questão são Jatiúca, Cruz das Almas, Ponta Verde e Pajuçara, que lideram a preferência da população na compra de novos imóveis.
Jatiúca e Cruz das Almas estão no topo da lista, com 31,1% e 17,7% de demanda, respectivamente, seguidos por Ponta Verde, com 11,4%, e Pajuçara, com 10,4%. Esses bairros atraem compradores devido à moderna arquitetura dos empreendimentos, instalações de lazer bem equipadas, medidas de segurança, práticas sustentáveis e serviços compartilhados.
A localização desempenha um papel fundamental na valorização dos imóveis, e esses quatro bairros desejados estão estrategicamente situados próximos à orla, facilitando o acesso a outras áreas da cidade. Além disso, eles oferecem uma ampla gama de opções de serviços, como shoppings, faculdades e supermercados, o que os torna atraentes para os compradores.
A MRV, por exemplo, está investindo na valorização de Cruz das Almas com a construção de três empreendimentos e planeja lançar um quarto em novembro, totalizando mais de 600 unidades residenciais, com comodidades como área de lazer, piscina, academia, área gourmet e segurança.
A pesquisa revelou que as pessoas estão buscando imóveis menores, com até 44 metros quadrados e/ou dois dormitórios, com metade das vendas sendo de propriedades com essas características. Além disso, o valor médio do metro quadrado teve um aumento significativo, subindo de R$9.678,00 para R$10.876,00 em relação ao mesmo período no ano anterior, representando um reajuste de mais de 10%.
A concentração de terrenos na parte baixa da cidade e a promoção de Alagoas como um destino para turismo e negócios foram fatores que contribuíram para esse aumento no valor do metro quadrado, superando capitais como Recife e Fortaleza.
A demanda está tão alta que não há estoque pronto, com muitos imóveis ainda em fase de construção. Marcelo Saldanha, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL), acredita que 2024 trará não apenas um aumento nas oportunidades de imóveis, mas também um “boom” de oportunidades para a classe média.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Tribuna Hoje