A Atrium Ljungberg revelou o ambicioso projeto Stockholm Wood City, que será o maior empreendimento urbano construído com madeira no mundo. O projeto, com previsão de início das construções em 2025 e conclusão dos primeiros edifícios até 2027, abrange uma extensão impressionante de 250 mil metros quadrados. Este empreendimento exemplar visa destacar a sustentabilidade no setor imobiliário, tornando-se significativo, dado que a construção tradicional é responsável por 40% das emissões globais de CO₂.
Confira vídeo do projeto
Localizado em Sickla, região ao sul de Estocolmo, o inovador bairro abrigará mais de duas mil residências e sete mil espaços comerciais. A abordagem integrada de combinar áreas residenciais, comerciais, gastronômicas e de varejo tem como objetivo criar um ambiente urbano vibrante e dinâmico, representando um marco crucial na evolução da arquitetura e do planejamento urbano sustentável.
O projeto tem chamado a atenção por seus benefícios ambientais e impactos positivos na saúde e produtividade humana. Este empreendimento destaca as vantagens das estruturas de madeira não apenas para o meio ambiente, mas também para o bem-estar geral.
Estudos demonstraram que edifícios de madeira oferecem qualidade do ar superior, reduzem o estresse e aumentam a produtividade. Além disso, a capacidade da madeira de armazenar dióxido de carbono contribui para a mitigação das mudanças climáticas.
O foco nas instalações de escritórios dentro do Stockholm Wood City não apenas visa atender à escassez de espaços de trabalho ao sul do distrito comercial central de Estocolmo, mas também tem como objetivo reduzir os deslocamentos diários, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores. A iniciativa enfatiza a produção, armazenamento e compartilhamento de energia sustentável, alinhando-se aos esforços da nação em questões de fornecimento de energia e eficiência.
A visão do Atrium Ljungberg, o desenvolvedor urbano por trás do projeto, vai além da simples construção de edifícios. Eles estão comprometidos em transformar a abordagem convencional de desenvolvimento, investindo em técnicas de construção que utilizam recursos de forma eficiente e promovem a circularidade de materiais.
O incorporador Ambição deseja impulsionar a inovação no setor imobiliário e de planejamento urbano, buscando criar um ambiente que envolva futuros moradores e trabalhadores no desenvolvimento de um novo bairro na cidade. A colaboração da Atrium Ljungberg com escritórios de arquitetura, principalmente em Estocolmo, é evidente.
Em 2020, foram selecionados como incorporadores para o projeto vencedor do concurso do edifício de escritórios no Distrito 15, em parceria com a 3XN. O projeto segue a linha do “Stockholm Wood City” em Copenhague, e agora a Henning Larsen propõe um bairro de madeira em Estocolmo, destacando o compromisso com a vida sustentável e a adoção de princípios ambientais inovadores.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Nour Fakharany & Rafaella Bisineli à ArchDaily