O governo de Portugal “Mais Habitação”, que tinha sido aprovado pela maioria absoluta do Partido Socialista no Parlamento. O programa visava abordar a crise habitacional nas grandes cidades, mas foi vetado devido a preocupações com sua eficácia.
Uma das principais medidas do pacote era o aluguel forçado de imóveis fechados, apenas em casos excepcionais, abrangendo propriedades que estiveram disponíveis para devolução por mais de dois anos e localizadas fora das áreas rurais.
Embora tenha o projeto tenha sido aprovado, o governo explica que essa ação e as limitações impostas aos imóveis destinados ao alojamento de turistas, conhecidos como “Alojamento Local”, não aliviarão a pressão sobre os orçamentos familiares, que estão enfrentando o aumento significativo dos preços. O próximo passo é revisar o pacote e considerar modificações antes de reintroduzi-lo para aprovação.
O presidente argumentou que não há planos imediatos para implementar medidas adicionais que possam aliviar o impacto financeiro sobre as famílias, causado pelo aumento das taxas de juros e, em muitos casos, pelos aumentos nos valores dos aluguéis. Um ponto de destaque é que Lisboa é considerada a cidade com os aluguéis mais caros na Europa, enquanto o Porto registrou o maior aumento nos valores de aluguel em todo o continente europeu.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Gian Amato à O Globo