A cidade de Dubai se destacou como o destino mais acolhedor para executivos nômades digitais, de acordo com uma pesquisa da corretora Savills. O estudo avaliou 20 mercados imobiliários residenciais em termos de atratividade para profissionais que trabalham em home office.
Dubai superou Lisboa, que liderava o ranking no ano anterior, agora ocupando o quinto lugar. Dubai está testemunhando um crescimento acelerado de fintechs e instituições financeiras estabelecidas, o que está atraindo profissionais sêniores para empregos em um modelo híbrido de trabalho.
Muitos desses profissionais foram impactados pelos recentes cortes de empregos na indústria de tecnologia, que totalizaram mais de 200 mil neste ano.
“Muitos foram afetados por demissões em empresas globais de tecnologia. Eles estão explorando a cidade como base para apoiar esses setores prósperos” Comenta Swapnil Pillai , pesquisador do Oriente Médio da Savills.
Confira aqui a lista completa do ranking
Modelo híbrido
A mudança para o trabalho híbrido tem levado executivos a procurar residências em cidades costeiras com clima quente e fácil acesso a aeroportos. Segundo um estudo da consultoria AWA, os trabalhadores agora vão ao escritório em média 1,75 dia por semana. Essa tendência levou 37% dos empregadores a planejar a redução do espaço de escritórios. Enquanto isso, nos locais preferidos por nômades digitais, o aumento dos preços de aluguéis tornou a acessibilidade a apartamentos de alta qualidade um fator chave na decisão de realocação.
No cenário internacional das cidades mais atrativas para morar, Lisboa viu sua posição de destaque ser desbancada, caindo do primeiro para o quinto lugar no ranking deste ano. A queda pode ser atribuída ao aumento exponencial dos preços de aluguéis na cidade, que impactou diretamente sua posição no índice. Enquanto isso, a cidade espanhola de Málaga fez sua estreia notável no ranking, conquistando uma impressionante segunda colocação, atrás apenas da vibrante metrópole de Dubai.
Miami também é procurada
No cenário internacional das cidades mais atrativas para mudança, a cidade espanhola conquista a liderança, enquanto Miami se destaca em terceiro lugar. Através da combinação de impostos mais baixos, custos de aluguel acessíveis e praias populares, Miami se firma como uma opção preferida para aqueles que buscam se afastar dos centros financeiros, como Nova York e Chicago.
No entanto, a alta demanda por esta cidade da Flórida resulta em uma concorrência intensa por uma educação de qualidade para as famílias que a escolhem como destino, colocando um foco significativo na busca por excelência educacional para as crianças.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Globo