A reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados propõe a adoção do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), substituindo o ICMS e o ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A mudança busca simplificar a arrecadação e reduzir a quantidade de impostos pagos pelos contribuintes. Especialistas apontam que em alguns casos, como no caso dos aluguéis, o imposto cobrado pode aumentar, o que tem gerado debates e discussões nas últimas semanas.
O coordenador do Índice FipeZap, Alisson de Oliveira, expressou preocupação em relação ao impacto de um potencial aumento da carga tributária sobre os preços dos aluguéis. Segundo ele, o mercado de locação já está aquecido devido à elevação da taxa de juros, e se a reforma tributária resultar em um aumento da carga tributária sobre os serviços, os preços dos aluguéis podem subir ainda mais.
Alisson ressaltou a falta de transparência em relação às alíquotas do novo imposto unificado, mas destacou que mesmo um pequeno aumento da carga tributária afeta negativamente os locatários.
Ele defende que a situação precisa ser analisada com cautela, levando em conta a desigualdade presente no país, muitas famílias têm uma renda muito baixa e que, com o aumento da carga tributária, terão ainda mais dificuldades para arcar com os aluguéis.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Jéssica Rodrigues & Mariana Pitasse à Brasil de fato RJ