China adiou prazo de pagamentos de empréstimos diante de uma crise imobiliária de dois anos que está prejudicando sua recuperação econômica. As vendas de imóveis caíram novamente em junho, colocando ainda mais pressão sobre os prazos das construtoras altamente endividadas. Essa queda está impactando negativamente a demanda no setor imobiliário.
A China anunciou que estenderá suas políticas de apoio às incorporadoras com o objetivo de fortalecer o setor imobiliário do país. A medida inclui permitir o adiamento dos pagamentos de empréstimos por um ano, visando encorajar as instituições financeiras a negociarem com as empresas do setor para estenderem os empréstimos pendentes e garantir a conclusão das construções.
Comunicado divulgado
De acordo com um comunicado conjunto divulgado pelo Banco Popular da China e pela Administração Reguladora Financeira Nacional (NFRA), alguns empréstimos pendentes, especialmente os fiduciários que vencem antes de 2024, receberão uma extensão de prazo de pagamento de um ano.
O Banco Popular da China e a NFRA divulgaram um comunicado afirmando que empréstimos especiais baseados em projetos fornecidos por bancos comerciais a desenvolvedores antes do final de 2024 não seriam classificados como risco mais elevado. Além disso, eles incentivaram as instituições financeiras a aumentarem o apoio para garantir a conclusão dos projetos de construção.
Essas políticas de apoio ao mercado imobiliário foram consideradas surpreendentes, dado o cenário pessimista em relação ao setor. O estresse na indústria imobiliária se intensificou recentemente, com preocupações sobre a carga de dívida de uma desenvolvedora estatal, a Sino-Ocean Group Holding e a incapacidade de uma construtora inadimplente, a Shimao Group Holdings, de encontrar compradores para um projeto em um leilão forçado.
A principal construtora do país, China Vanke, declarou que o mercado imobiliário está pior do que o esperado, enquanto o Goldman Sachs projeta uma taxa de inadimplência mais alta para os títulos do setor imobiliário chinês.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Foster Wong, Russell Ward e Yujing Liu à Bloomberg