O setor de lançamentos de imóveis de luxo apresentou um desempenho surpreendente no último semestre, contrariando as tendências gerais do mercado. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Brain Inteligência Estratégica, houve um crescimento significativo nos lançamentos, Valor Geral de Vendas (VGV) e Valor Geral de Locações (VGL) nesse segmento.
No período analisado, as unidades imobiliárias de luxo lançadas atingiram a marca de R$ 2,4 bilhões, o que representa um aumento de 39,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o segmento que não engloba os imóveis de luxo registrou uma queda de 18,5%, movimentando cerca de R$ 31 bilhões.
A região Norte do Brasil liderou o lançamento de imóveis de luxo e super luxo, representando 55,2% dos empreendimentos anunciados. Em todo o país, essa categoria de imóveis representou 7,8% do total de lançamentos. No que diz respeito ao Valor Geral de Vendas (VGV), o setor de luxo e superluxo correspondeu a 35,4% do total no período analisado.
De acordo com Fábio Tadeu Araújo, economista e sócio-proprietário da Brain Inteligência Estratégica, há uma expectativa de que esses números continuem crescendo. No primeiro trimestre, o segmento de luxo e superluxo teve um desempenho positivo em vendas e lançamentos, contrariando a tendência geral do setor imobiliário.
Esse segmento depende menos de crédito e taxas, uma vez que a demanda é impulsionada principalmente pelos recursos próprios dos compradores. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento nos números e a expectativa é de uma continuidade no crescimento, devido à existência de demanda nesse mercado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Forbes