Um estudo realizado pela plataforma de moradia QuintoAndar revelou que quase metade (30%) dos imóveis para venda e locação estão acima do preço ideal. No entanto, apenas 10% dos contratos são fechados com esse sobrepreço. O levantamento indica que os preços dos imóveis anunciados passam por ajustes em média três vezes, sendo mais frequentes à medida que o tempo passa.
De acordo com o estudo, é comum os vendedores terem dúvidas sobre qual seria o preço justo do imóvel para os compradores, levando em consideração também a rentabilidade do negócio. A necessidade de realizar ajustes ao longo do tempo não deve ser encarada como algo negativo, segundo Pedro Capetti, especialista em dados do QuintoAndar.
Estudo aponta que a superestimação do preço de imóveis para aluguel pode afastar potenciais interessados e resultar em menor número de visualizações dos anúncios. Embora optar por um valor acima do mercado possa parecer atrativo para os proprietários, essa estratégia pode afetar a liquidez e levar a ganhos menores do que o esperado, devido aos custos contínuos, como condomínio e IPTU, de uma propriedade vaga.
35% dos imóveis anunciados para aluguel apresentam preços inadequados
Segundo a pesquisa, 35% dos imóveis anunciados para aluguel apresentam preços inadequados, e aqueles com valores acima do ideal demoram em média 16% mais tempo para serem alugados, além de serem negociados com descontos de até 44%. Quanto mais tempo um imóvel fica anunciado, maior é o desconto concedido para sua locação.
Definir um preço adequado no momento do aluguel é essencial, pois as primeiras semanas são cruciais para atrair potenciais inquilinos. Segundo o especialista Capetti, superestimar o valor do aluguel pode afastar uma parcela significativa de interessados e reduzir a liquidez do imóvel. Testar o mercado com um preço alto, mesmo com a intenção de reduzi-lo posteriormente, é contraproducente.
No QuintoAndar, uma plataforma de aluguel, os proprietários têm acesso a uma calculadora e à ferramenta “Preço Certo”, que utilizam inteligência artificial para definir os preços. A plataforma leva em consideração informações fornecidas pelo proprietário, como localização, metragem e valores de condomínio e IPTU, e utiliza características de milhares de imóveis para calcular um preço adequado.
O QuintoAndar coletou os dados do estudo entre julho de 2022 e abril de 2023 e eles se referem a todos os imóveis anunciados na plataforma.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Júlia Lewgoy à Valor Investe