Um levantamento realizado pela proptech israelense Propdo revelou que a participação dos corretores de imóveis nas negociações de compra e venda de imóveis no Brasil é significativamente menor do que em outros países. De acordo com a pesquisa, apenas 40% das transações imobiliárias no Brasil envolvem a atuação de um corretor, em comparação com os Estados Unidos, onde esse número chega a 95%, de acordo com a Associação Nacional de Corretores dos EUA (NAR). Na Europa, as taxas de participação dos corretores variam entre 60% e 70%.
Um levantamento realizado pela proptech israelense Propdo revelou que, na cidade de São Paulo, a participação dos corretores de imóveis nas transações imobiliárias varia entre 50% e 60% em períodos sazonais. No entanto, essa taxa ainda é significativamente menor do que em outros países. O número de corretores registrados no estado de São Paulo é de impressionantes 255 mil profissionais, o que ressalta a disparidade entre a oferta de corretores e a demanda por seus serviços.
Transações realizadas com corretores não são registradas
A Propdo também apontou que parte das transações realizadas com corretores não são oficialmente registradas para evitar o pagamento de taxas e obter comissões maiores. Diante dessa realidade, o Head da Propdo no Brasil, Nathan Varda, destaca a necessidade de investir em novas tecnologias e recursos para atrair compradores e vendedores de imóveis e melhorar a eficiência do mercado imobiliário.
Para o CEO da Propdo, as empresas e corretores adotam métodos ultrapassados que inibem a captação de clientes. “O excesso de informações pode assustar e afastar compradores e vendedores que não conseguem administrar o fluxo de dados disponíveis.” De acordo com Varda, um corretor que saiba utilizar as ferramentas e tecnologias para encontrar novos negócios, profissionais e suporte, se torna cada vez mais crucial nesse processo.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Breno Damascena à Estadão