A empresa de tecnologia imobiliária Vandor lançou oficialmente sua inovadora plataforma alimentada por inteligência artificial (IA) no Rio de Janeiro. Sendo a primeira plataforma a precificar todas as casas da cidade, a Vandor oferece aos consumidores e profissionais do setor imobiliário acesso sem precedentes a dados de propriedades e avaliações de riscos ambientais.
Em apenas algumas semanas de operação, a plataforma já conquistou milhares de usuários. Com a missão de fornecer informações para tomada de decisões conscientes sobre imóveis, a Vandor se destaca ao oferecer acesso gratuito a dados difíceis de encontrar, construindo confiança através da transparência e empoderando os usuários no cenário em constante evolução do mercado imobiliário.
Em parceria com o Instituto Paul Allen de IA em Seattle, está utilizando tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) para oferecer recursos exclusivos em sua plataforma imobiliária. O destaque fica para o ValorVandor, uma ferramenta que utiliza redes neurais para calcular estimativas de propriedades com base em milhares de parâmetros provenientes de registros de vendas e outras fontes de dados atualizados.
Sobre a plataforma
Embora a plataforma ainda esteja na fase beta, a empresa está em constante aperfeiçoamento, incorporando novos dados diariamente para aprimorar as estimativas e análises. Jesse Collins, CEO da Vandor, ressalta a importância do aprendizado contínuo da tecnologia, uma vez que é a primeira vez que essa abordagem é disponibilizada na América Latina.
Jesse também comentou sobre a importância das iniciativas de transparência do governo brasileiro, que têm criado um ambiente propício à inovação e permitido avanços significativos no campo da inteligência artificial (IA). Segundo Collins, essas iniciativas estão abrindo um futuro promissor para a IA no Brasil, colocando o país na liderança dos avanços tecnológicos.
Além de fornecer estimativas de valor dos imóveis, a Vandor também oferece avaliações de riscos ambientais, como inundações, deslizamentos de terra e fluxo de detritos, fatores cruciais em muitas regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro. Os desastres naturais causaram prejuízos significativos no país, totalizando R$ 341,3 bilhões entre janeiro de 2013 e abril de 2022, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
E os impactos…
Com os impactos crescentes das mudanças climáticas, a plataforma da Vandor visa auxiliar os usuários a tomar decisões mais informadas. Atualizações futuras estão planejadas para fornecer dados ainda mais detalhados e previsões de riscos. Embora atualmente se concentre no Rio de Janeiro, a Vandor tem planos ambiciosos de expansão, pretendendo atingir várias cidades do Brasil até o final do ano.
A plataforma atende tanto proprietários individuais quanto profissionais do setor imobiliário, fornecendo atualizações e apresentando ferramentas para ajudar os usuários a encontrar a casa e o bairro perfeitos. À medida que a Vandor crescer e aprimorar seus serviços, ela promete se tornar um recurso indispensável para o mercado imobiliário brasileiro.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Eu, Rio