A agência de marketing imobiliário CUPOLA divulgou nesta última quinta-feira a primeira edição da pesquisa Panorama de Softwares em Imobiliárias, cujo objetivo foi mapear o uso de diversos aplicativos nas imobiliárias e avaliar o desempenho das empresas que oferecem estes serviços.
O estudo foi realizado com gestores de todo o país, com destaque para a região Sudeste, que liderou a participação (59,7%), seguida da região Sul (27,1%), Centro-Oeste (6,3%), Nordeste (4,6%) e Norte (1,7%).
O perfil dos participantes é centrado em empresários e imobiliárias com múltiplas frentes de negócio, mas com foco na venda de imóveis usados, locação residencial e a locação comercial/outros não-residencial.
Dados apurados mostram que 47,9% dos entrevistados informaram não atuar no segmento de vendas de lançamentos imobiliários, mas 1 em cada 5 manifestou o desejo de entrar nesse mercado.
Imobiliárias não abrem mão de CRM e ERP
O levantamento revelou que os CRMs (Customer Relationship Management) e ERPs (Enterprise Resource Planning) tornaram-se peças fundamentais no setor imobiliário. De acordo com os dados coletados, esses sistemas já estão presentes em pelo menos 8 a cada 10 imobiliárias.
Segundo o relatório, mais de 90% das empresas que utilizam essas ferramentas consideram-nas indispensáveis ou de extrema importância para o seu funcionamento.
Durante a pesquisa, 74% dos entrevistados consideraram os CRM’s indispensáveis, 19,3% disseram ser importante, enquanto o CRM é pouco importante e dispensável para respectivos 5,1% e 1,6% dos entrevistados.
Esse alto volume de adesão ressalta a importância que esses sistemas têm ganhado nos processos internos de imobiliárias, não apenas para melhorar a experiência dos clientes, mas também para aumentar a eficiência operacional e impulsionar o desempenho empresarial deste mercado.
Já os sistemas de ERP se mostraram ainda mais relevantes no dia a dia das imobiliárias, para 83,3% delas, um software ERP é indispensável, para 14,5% eles são importantes, 1,8% dos entrevistados disseram ser pouco importante enquanto apenas 0,4% julga-os indispensáveis.
Além de revelar a importância desses sistemas para o mercado imobiliário, a pesquisa buscou identificar o nível de satisfação dos clientes em relação às empresas na tarefa. Para construir os resultados foi utilizado o NPS.
Entenda o que é NPS e por que ele é importante
Para avaliar o nível de satisfação do cliente com as empresas de software, o estudo utilizou o NPS, uma métrica criada por Fred Reichheld e baseada em uma pergunta bem simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa/produto/serviço para um amigo ou colega?”.
Esse indicador varia de -100 a 100 e quanto mais negativa for a pontuação de uma empresa, menor é a satisfação do cliente. De modo contrário, quanto mais próxima do 100 é a pontuação maior é a satisfação do cliente com a empresa. A escala é definida da seguinte forma:
- Acima de 70 são considerados excelentes;
- entre 51 e 70 são considerados bons;
- entre 0 e 50 são considerados regulares;
- abaixo de 0 são considerados ruins.
Como foi a avaliação dos principais CRM’s e ERP’s
No resultado divulgado pela Cupola, das 4 principais empresas do setor, apenas a Imobzi alcançou nível de excelência acima de 70 pontos com relação ao CRM oferecido pela empresa. A segunda colocação ficou com a empresa Universal (50 pontos) classificada como regular e a média geral dos demais softwares foi de 3 pontos. As empresas Kenlo/ex-Ingaia (-50) e Vista (-15) apresentaram pontuações negativas, conforme mostra o gráfico abaixo.
Embora semelhante, a satisfação dos clientes em relação aos ERP’s é superior quando comparada aos CRM’s. Todas as empresas apresentam pontuações mais altas nesta categoria de avaliação. A empresa Imobzi destaca-se novamente pela pontuação muito próxima do limite do indicador, comprovando sua autoridade na área.
Outros insights interessantes da pesquisa
➤ Na captação de imóveis, o resultado demonstra que o mercado está carente desse serviço. As empresas da área foram avaliadas como ruim ou regular, que foi o caso da Captei (-28), EEmovel (-23) e Fenix (4), sendo as demais empresas classificadas dentro da média geral (-16).
➤ O aplicativo mais usado para Inbound Marketing foi o RD Station com 79,6% mas também avaliado como regular com 9 pontos.
➤ A esteira digital (digitalização do processo de locação) foi classificada como Indispensável e importante para 78,8% dos entrevistados, mas apenas 30% utilizam em sua imobiliária.
➤ O meio de atendimento mais utilizado pelas imobiliárias para falar com o cliente é o WhatsApp com incríveis 94,9%, seguido pelas redes sociais com 39,6%.
Segundo o relatório da CUPOLA, a conclusão para essa pesquisa é de que os softwares para o setor imobiliário precisam melhorar. Apesar das imobiliárias reconhecerem que hoje eles são indispensáveis para a prestação do serviço, com exceção da empresa Imobzi, as demais tiveram um desempenho e classificação no NPS abaixo do esperado, demonstrando que ainda há muito a evoluir para que esses sistemas ofereçam melhores experiências aos seus usuários.
Esse relatório é reestrito aos clientes da Agência Cupola e aos participantes da pesquisa, divulgada no site da empresa.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!