Com o prazo do Imposto de Renda 2023 se aproximando, mais da metade dos contribuintes ainda não enviou sua declaração para a Receita Federal.
Apesar disso, ainda há tempo para declarar gastos e ganhos em 2022 e tirar dúvidas sobre o preenchimento das informações exigidas, incluindo a informação de aluguel de imóveis. Como essa é uma informação importante, é fundamental que os contribuintes saibam como declará-la corretamente.
Quem declara aluguel de imóveis no Imposto de Renda?
Os proprietários e inquilinos de imóveis alugados devem declarar os valores recebidos e pagos no Imposto de Renda, para que a Receita Federal possa cruzar as informações e evitar divergências. É importante que o inquilino informe suas despesas com aluguel para que o proprietário não seja prejudicado. Caso o aluguel não seja declarado, há uma multa de 20% sobre o valor não informado.
Não é possível abater gastos com aluguel na declaração do Imposto de Renda, como é possível com gastos em saúde e educação. Porém, a boa notícia é que nenhum imposto é devido sobre o pagamento de aluguel, e a declaração apenas serve para a Receita Federal cruzar informações e avaliar a compatibilidade entre a renda do contribuinte e seus gastos.
IR 2023 aceita declaração compartilhada?
Compartilhar moradia e, consequentemente, o aluguel, é uma prática cada vez mais comum nas grandes cidades devido ao aumento dos custos de vida. Na declaração do Imposto de Renda 2023, é possível optar pela divisão dos gastos com aluguel entre os locatários. No entanto, é importante formalizar essa divisão no contrato de aluguel, indicando que o imóvel terá mais de um locatário.
Caso a locação seja compartilhada com dois ou mais contribuintes, é preciso constar a identificação dos inquilinos no contrato. A partir daí, cada declarante deve informar o valor pago (a sua parte no aluguel) no campo “Pagamentos efetuados” dentro do programa da Receita.
Passo a passo para declarar o aluguel no imposto de renda 2023
- Para declarar o valor pago de aluguel no programa do Imposto de Renda 2023, o contribuinte deve acessar o campo “Pagamentos Efetuados” e selecionar o código 70, referente a “Aluguéis de imóveis”.
- Em seguida, é necessário informar o nome e CPF do locador do imóvel, que podem ser encontrados no contrato de aluguel ou no informe de aluguéis fornecido pela imobiliária.
- Guarde todos os comprovantes de pagamento do aluguel referentes ao ano anterior, pois caso o contribuinte seja convocado pela Receita Federal para prestar contas, esses documentos serão necessários para comprovar a veracidade das informações declaradas.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Money Times