O cinema é capaz de ensinar ao público sobre diversos assuntos, incluindo arquitetura. O cenário de um filme pode influenciar diretamente na trama, como no caso do filme Parasita (2019), onde a arquitetura contemporânea da casa onde se passa a história é parte importante do enredo.
Por isso, a seguir, conheça 5 estilos arquitetônicos que marcaram presença em 5 filmes diferentes.
1. Art Nouveau: Meia-Noite em Paris
Conheça o estilo Art Nouveau na arquitetura, que surge como uma quebra com as tradições da Arte Acadêmica, inspirando-se na natureza e marcado por linhas curvas assimétricas e vitrais. Esse estilo está presente no filme “Meia-Noite em Paris”, onde o personagem Gil Pender viaja no tempo até o século XIX e conhece grandes nomes da literatura, tendo a oportunidade de explorar a cidade e apreciar a beleza da arquitetura Art Nouveau.
Em Paris, muitos dos monumentos Art Nouveau foram construídos para a Exposição Mundial de 1900. Entre eles, destacam-se a Torre Eiffel, a Ponte Alexandre III, o Grand Palais e o Petit Palais, que apresentam características típicas do Art Nouveau, como o uso de metal em novas técnicas.
2. Contemporâneo: Que Horas Ela Volta?
Saiba mais sobre a arquitetura contemporânea presente no bairro do Morumbi, em São Paulo, através da casa onde foi filmado “Que Horas Ela Volta?”, protagonizado por Regina Casé. O filme é considerado atual por se passar em uma residência contemporânea, estilo mais comum em casas na cidade de São Paulo.
A partir da década de 1980 e 1990, a arquitetura contemporânea surgiu para reinterpretar a arte do passado, incorporar novas tecnologias e resgatar velhas tradições à sua maneira. As edificações têm janelas de grandes dimensões, os ambientes são integrados e as estruturas e acabamentos são feitos em materiais industrializados e recicláveis.
3. Industrial: Amor e Outras Drogas
Descubra o estilo arquitetônico industrial presente no loft do filme “Amor e Outras Drogas”. Esse estilo é muito comum em moradias norte-americanas e surgiu em Nova York na década de 1970, quando galpões antigos foram transformados em lofts para integrar o espaço de trabalho com a residência.
Tijolos aparentes, tubulações à mostra, artigos de ferro oxidado ou escovado e cimento queimado são uma das características mais marcantes deste estilo arquitetônico.
4. Brutalista: No Topo do Poder
Uma guerra de classes ganha força em um prédio residencial de luxo e uma verdadeira batalha desenrola-se pelos elevadores, corredores e apartamentos da moderna torre no filme “No Topo do Poder”.
Neste cenário onde a trama se desenrola é possível observar a predominância do estilo arquitetônico brutalista, que coloca vigas, pilares e os demais aspectos estruturais em exposição. Materiais como concreto armado, madeira e aço são os protagonistas.
5. Gótico: The Batman
Ao assistir Batman é quase inevitável não associar este filme, e principalmente Gotham City, à arquitetura gótica, que surgiu na Baixa Idade Média (século X ao XV).
No novo filme “The Batman” (2022), as gravações ocorreram em muitos lugares de Londres – uma das cidades europeias que mais apresentam o estilo gótico em suas edificações.
Portanto, a arquitetura gótica se caracteriza por: construções altas e finas para simbolizar a proximidade do céu; abóbadas ogivais para ampliar as dimensões laterais das igrejas; vitrais coloridos e ricos em detalhes e a presença de elementos religiosos, como os crucifixos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Casa Cor