Devido ao atual cenário político e econômico do Brasil, investidores estão buscando aplicar em outros países, principalmente no mercado imobiliário internacional, com destaque para os Estados Unidos, em função da recuperação econômica acelerada do país.
O patrimônio investido no exterior pelos brasileiros tem crescido e atingido volumes recordes, chegando a US$558 bilhões em 2021, de acordo com a Anbima.
A pandemia trouxe diversas oportunidades de investimentos no setor imobiliário, com centenas de opções de produtos e diferentes níveis de risco e rentabilidade. Devido à alta da Selic no Brasil e ao recente aumento da taxa de juros nos EUA, o mercado imobiliário internacional pode ser uma opção atrativa, uma vez que o retorno real se mede em dólares e os investimentos em renda fixa podem ser menos atraentes do que no mercado imobiliário americano.
Devido às instabilidades econômicas e políticas do Brasil, investidores brasileiros têm procurado dolarizar seu patrimônio e investimentos, e uma opção segura é procurar um consultor de investimentos especializado em análise do mercado internacional. Uma opção para quem está começando é investir em Real Estate Investment Trusts (REITs), empresas com foco no mercado imobiliário nos Estados Unidos, que têm semelhanças com fundos imobiliários brasileiros e representam um mercado de U$1,35 trilhão.
O mercado imobiliário internacional, especialmente o americano, apresenta resiliência e consistência no retorno e crescimento, tornando-se uma opção atraente para investidores. O setor residencial, incluindo segmentos como estudantil, multifamiliar e terceira idade, é apontado como o mais forte e atrativo nos últimos anos, em áreas com migração positiva, como Flórida, Geórgia, Texas e Tennessee.
Já no segmento comercial, mesmo em áreas com migração negativa, existem oportunidades em imóveis desvalorizados que estão diminuindo a vacância com o retorno aos escritórios e a migração interna dos grandes centros para os subúrbios. É possível encontrar boas opções em regiões específicas no país todo, com rendimentos pagos trimestralmente ou mensalmente em fundos e ETFs.
O mercado imobiliário americano deve seguir crescendo ainda mais em 2023. Para quem deseja entrar neste negócio, é necessário estudar bem a estratégia do ativo em que está investindo. Você precisa identificar o nível de alavancagem que usa, como esse produto se comportou em crises passadas e como se apresentou nos níveis de rendimento, principalmente de geração de caixa e retorno sobre o patrimônio.
Não deve apenas olhar o dividendo, que pode ser uma métrica enganosa. Tendo essas informações em mãos será mais fácil saber o “terreno” em que está pisando — e investindo — neste novo ano.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Valor Investe