O mercado imobiliário de São Paulo está enfrentando dificuldades para atender a alta demanda pelos superapartamentos, imóveis novos de alto padrão com áreas acima de 300 metros quadrados, nos bairros mais cobiçados da cidade, como Itaim, Vila Nova Conceição e região dos Jardins.
Esses imóveis têm cerca de 65% das unidades vendidas no primeiro ano, mas a reposição da oferta é mais lenta do que a demanda, devido à escassez de terrenos com dimensões suficientes para suportar projetos desse porte. As incorporadoras precisam adquirir até 20 casas para formar uma área que atenda, o que leva tempo. Algumas empresas, como a Benx Incorporadora, possuem projetos de superapartamentos nesses bairros, mas a oferta é limitada e os preços são elevados.
“O comprador desse tipo de produto procura espaços maiores para dar conforto à família. São apartamentos que precisam ter suíte master com closet e banheiros separados; salas com muitos ambientes; mesa de jantar para 14 pessoas, pelo menos; e cozinha muito bem equipada, com ilha gourmet e adega”, define Luciano.
O desejo de acomodar a família com o máximo de conforto é um dos drives que colocam o tamanho no centro da jornada de compra. “Tudo depende do momento de vida do cliente. Se ele for casado e tiver filhos, vai priorizar espaço. Ele quer escolher onde e como vai morar”, analisa o CEO da Esquema Imóveis, Marco Tulio Vilela Lima.
A combinação equilibrada entre metragens amplas e localização premium é o que define o alto padrão também na visão do diretor Comercial da Nortis Incorporadora, Lucas Tarabori. “Não adianta construir um apartamento de 400 metros quadrados em um bairro onde esse público de alta renda não queira morar.”
Para ele, dimensão e localização são as questões que mais influenciam o processo de escolha de um imóvel para esse público consumidor — mas não são as únicas. “Esse processo envolve também a personalização da planta, acabamentos e tecnologia embarcada, como sistemas de automação e instalação de aquecimento no piso do banheiro, por exemplo”, afirma.
A Nortis tem dois empreendimentos em destaque quando o assunto é superapartamentos: Arte Concreta, nos Jardins, e Sete, na Vila Nova Conceição. O primeiro, com apartamentos de 340 metros quadrados, está com 70% das unidades vendidas. O segundo tem duas das sete mansões suspensas com 398 metros disponíveis.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Valor Econômico