O município de Sant’Elia a Pianisi, localizado na região de Molise, na Itália, está lançando um novo programa para atrair novos moradores e investimentos para a cidade, seguindo a estratégia de outras cidades italianas que adotaram a iniciativa de oferecer casas por 1 euro como forma de revitalização e combate ao despovoamento no interior do país.
Diferentemente de outras cidades que ofereceram apenas uma casa por 1 euro, Sant’Elia a Pianisi está disponibilizando oito casas separadas pelo mesmo valor, em uma tentativa de aumentar o interesse dos compradores. A cidade fica a cerca de 163km de Nápoles e 263km de Roma.
Apesar do preço vantajoso para estrangeiros, há encargos para quem deseja comprar as casas por 1 euro na Itália. Além do valor simbólico de 1 euro, o comprador deve pagar um depósito caução de 5.000 euros para garantir que as obras de reabilitação e reforma dos imóveis antigos sejam realizadas. Segundo o prefeito Biagio Faiella, essas obras são necessárias para tornar as casas habitáveis novamente.
Se mais do que uma pessoa estiver interessada em comprar um imóvel na Itália, então será dada preferência ao comprador que apresente um projeto com mão-de-obra e materiais locais e também àqueles que planejem terminar o projeto de reforma no menor tempo possível.
O objetivo do governo de Sant’Elia a Pianisi para esses requisitos é dissuadir as pessoas que apenas pensam que esta será uma forma de adquirir propriedades por praticamente nada, ao mesmo tempo que não se envolvem no estilo de vida e nas questões locais.
A iniciativa visa revitalizar a região ao torná-la habitável novamente e promover a fixação de famílias, negócios e atividades sociais no local. Além disso, essa requalificação ajuda a valorizar e assegurar propriedades privadas dentro do município.
Com essa ação, a economia local é beneficiada, já que os recursos são investidos e trabalhadores locais são contratados para participar do processo de recuperação. Adicionalmente, a iniciativa contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país, permitindo a restauração de um patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico de grande importância.
Casas que podem ser compradas
De acordo com a prefeitura, só podem ser compradas as edificações (prédios) de propriedade privada localizadas na área do município e que se encontrem nas seguintes condições:
a) edificações de propriedade particular, não habitadas ou habitáveis, em evidente estado de degradação estrutural, estática, higiênico-sanitária pertencentes particulares que, não tendo interesse em investir neste recurso, demonstrem vontade de aderir à iniciativa do Município e dele se livrarem, ainda que a um preço simbólico, sobretudo devido à carga fiscal que atualmente pesa sobre estes imóveis;
b) Edifícios de propriedade privada, não habitados mas habitáveis, que, embora não se encontrem em evidentes condições de degradação estrutural, estática, higiênico-sanitária, pertençam a sujeitos que, não interessados em investir neste recurso, manifestem vontade de aderir à iniciativa da Município e livrar-se dele, mesmo a um preço simbólico, sobretudo devido à carga fiscal que hoje pesa sobre estes imóveis.
Vantagens para os proprietários
Entre as principais vantagens para os proprietários que vão vender a casa por 1 euro na Itália estão a oportunidade de se livrar de imóveis inabitáveis e que necessitam de grandes obras de remodelação. Isso porque, mesmo não utilizando o imóvel, eles ainda pagam os impostos municipais.
Como se candidatar para compra da casa por 1 euro na Itália
Para se candidatar para a compra da casa por 1 euro na Itália e ter mais orientações sobre o procedimento de inscrição, acesse o site do município de Sant’Elia a Pianisi. Leia também o edital completo do programa.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Vagas pelo Mundo