Um estudo da Brain Estratégica e da Abrainc revelou que 62% dos empresários do setor da construção civil e imobiliários acreditam em um mercado ainda mais aquecido ao longo de 2023. Com inúmeros lançamentos e alta procura, o ano pode ser um dos melhores da década.
“A explicação para esse fenômeno está no desejo dos brasileiros em adquirir um novo imóvel. Esse desejo ficou muito claro em uma recente pesquisa, onde 87% dos entrevistados declararam essa vontade”, afirmou Felipe Melazzo, superintendente executivo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).
O mercado imobiliário teve uma ascensão nos últimos anos, o que leva a maioria dos empresários do ramo a acreditar que o cenário permaneça promissor. Para Dalton Carvalho, presidente executivo da Rizzo Imobiliária em Goiânia, a estabilização do cenário econômico e o aumento do emprego e da renda dos brasileiros podem contribuir para o crescimento do mercado imobiliário.
“Houve uma melhora significativa nas vendas. Nós mesmos temos lançamentos que, somados, beiram R$ 1 bilhão. Temos observado o retorno do segmento econômico às compras”, argumentou Dalton.
Maior interesse na compra de imóveis residenciais
O mercado imobiliário tem uma busca maior por imóveis residenciais, principalmente por jovens, incluindo a geração millennials, geração Y e a geração Z. Segundo Argemiro Mendonça, sócio-diretor da Biapó Urbanismo, esses jovens têm outro olhar para o mundo, preocupados com valores, preservação e inclusão. Produtos imobiliários que foram concebidos com esses propósitos serão bastante procurados pelos clientes.
Investir em imóveis é uma escolha segura, mesmo em meio a um futuro econômico incerto no país. Segundo Argemiro, imóveis são um patrimônio que sempre valoriza, e com isso se consegue proteger da volatilidade do mercado que ainda enfrenta os efeitos da economia global trazidos pela crise acarretada pela covid-19, principalmente com a inflação manifestando com expressividade até nas maiores economias que geralmente não são afetadas por este processo.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do A redação