O segmento residencial, ou multifamily, que ainda é incipiente no país, começa a se consolidar e segue como excelente aposta para o investidor do mercado de fundos de investimentos imobiliários (FIIs) neste início de ano. O segmento movimenta algo em torno de US$156 bilhões no mercado norte-americano, representando cerca de 13% do patrimônio de toda a indústria de Real Estate Investment Trusts ( R E I T s) dos Estados Unidos.
A evolução do patrimônio dessa classe de FIIs acompanha a valorização dos imóveis e assegura bons resultados mesmo em cenários de inflação elevada e juros altos. A renda dos cotistas dos fundos imobiliários residenciais vem, principalmente, dos serviços de aluguel de apartamentos residenciais — e o momento para a aquisição das cotas não poderia ser mais propício: os aluguéis residenciais ficaram, em média, 16,55% mais caros em 2022, a maior alta dos últimos 11 anos, de acordo com o Índice FipeZAP+, divulgado no início deste mês.
O aumento observado em 2022 foi quase o triplo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que avançou 5,79% no ano. Descontada a inflação, o aumento real do valor dos novos aluguéis foi de 10,76%. Segundo especialistas, os números do Índice FipeZAP+ favorecem a classe de FIIs residenciais com foco em aluguéis, mas também aqueles com foco em incorporação, compra e venda de imóveis.
CEO da JFL Realty, uma das pioneiras na operação da classe de fundos multifamily no Brasil, Carol Burg afirma que a tendência é de consolidação desse mercado. A empresa opera dois fundos — o JFL Living (JFLL11) é o principal deles. “O objetivo principal do fundo é gerar renda para os cotistas no longo prazo. À medida que amadurecem, os ativos desenvolvidos pela JFL entram no portfólio do fundo”, informa.
O JFLL11 é um fundo de investimento imobiliário do tipo Anbima FII Renda Gestão Ativa Residencial, que investe acima de dois terços do patrimônio líquido em empreendimentos imobiliários construídos, para fins de geração de renda por meio de locação ou arrendamento.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Globo