De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (08) pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve alta de 0,41%, após subir 0,59% em outubro. Com isso, o IPCA acumulado de 12 meses ficou em 5,90%, enquanto o acumulado no ano chega a 5,13%. Em novembro de 2021, a variação havia sido de 0,95%.
Clique aqui para acessar a tabela completa do IPCA.
Dos 9 grupos que integram o parâmetro do índice, sete apresentaram aumento em novembro, enquanto os outros dois tiveram alta de preços. De acordo com a divulgação do IBGE, a maior alta ficou com o grupo Vestuário, com 1,10%, assim como aconteceu no mês anterior. Enquanto o maior impacto, com 0,17 ponto percentual (p.p.), foi registrado em Transportes, que acelerou de 0,83%. Já o grupo Artigos de residência apresentou queda de – 0,78%.
Segundo André Braz, o responsável pelo resultado abaixo das expectativas em novembro foi o grupo alimentação em domicílio, embora tenha ocorrido alguma surpresa do lado dos alimentos in natura. Os demais componentes vieram em linha com o esperado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da Valor Econômico