Para quem busca um investimento em imóvel, os especialistas dão a dica: entre os residenciais, os de dois quartos têm sido os mais procurados. Com isso, acabam tendo maior liquidez e facilidade para alugar, porque concentram a maior demanda da sociedade. E é fácil entender: as famílias estão menores e muitas estão se reorganizando.
Mas se a ideia é investimento em imóvel comercial, as salas em prédios corporativos ficam em primeiro lugar. Mas é muito importante manter o foco na boa localização e infraestrutura.
Investimento em aluguel tem tido grande procura
De acordo com os analistas, o investimento em imóveis para alugar têm aumentado porque o reajuste tem ficado acima da inflação. Segundo o índice FipeZap, em outubro a alta chegou a 0,87%, ficando também acima dos indicadores de preços tradicionais IPCA/IBGE (+0,59%) e IGP-M/FGV (-0,97%).
Com isso, o retorno é maior do que o dos investimentos do mercado financeiro tradicional, como o CDB e a poupança. Por outro lado, é também mais seguro.
De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) do Espírito Santo, em momentos de instabilidade, o imóvel sofre menos que outros ativos, que oscilam dependendo da conjuntura econômica. E, além disso, um imóvel está sempre relacionado à valorização do bem, oportunidade de renda com o aluguel e também com o aumento do patrimônio.
“O imóvel é um ativo seguro em todos os tempos, com valorização a médio e longo prazos. É um bem permanente, ao contrário de outros produtos que sofrem depreciação de preço ao longo do tempo. Quem compra um carro, por exemplo, sabe que o automóvel sai da concessionária já valendo menos. Isso não acontece no mercado imobiliário”, afirma Eduardo Fontes, presidente da Ademi-ES.
Aumenta o número de jovens investidores
O perfil dos investidores também está mudando. Hoje há muito mais jovens fazendo investimento em imóveis, muitos abaixo dos 30 anos. E mesmo que não tenha comprado ainda a primeira moradia, já estão fazendo suas primeiras operações no mercado imobiliário.
“Os que atuam especificamente como investidores possuem maior escolaridade, sendo boa parte com ensino superior”, diz Fontes.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de A Gazeta.