A Black Friday é aguardada ansiosamente por muitos consumidores para que seus sonhos se tornem mais acessíveis – inclusive a compra da casa própria. Em 2021, alguns imóveis chegaram a ter 30% de desconto. Isso sem falar nas promoções e outras estratégias que conquistaram milhares de clientes mesmo semanas antes da data.
Sim, porque a grande jogada é já começar a planejar agora a sua Black Friday e dar início a uma boa divulgação. Assim você otimiza seus negócios e ainda reforça sua marca no mercado.
Mas afinal, o que é a Black Friday?
Antes de mais nada, é importante entender o que é a Black Friday. Não se sabe bem quando a data surgiu nos Estados Unidos como uma forma de estimular o público a fazer compras antes do Natal. E para isso foi escolhida uma data próxima ao feriado americano de Ação de Graças: toda última sexta-feira de novembro.
A Black Friday começou mesmo a se popularizar nos anos 2000 e dez anos depois já era um fenômeno mundial. Hoje a data é conhecida como um dos maiores picos em todas as áreas comerciais – inclusive o mercado imobiliário.
E, assim como em outros setores, não há uma regra para a Black Friday imobiliária. As decisões de incentivo aos clientes dependem de cada empresa: descontos para pagamentos à vista, melhores condições de pagamento, ofertas diárias, brindes atraentes, etc.
Mas o certo é que algumas dicas podem ajudar seus negócios a irem bem mais longe. Conheça algumas delas:
1 – Escolha os imóveis certos para trabalhar a Black Friday
O principal ponto é um bom planejamento, então comece sabendo escolher os melhores imóveis a serem trabalhados na Black Friday. E quais são eles? Aqueles que já estão com o preço abaixo do mercado, que são mais difíceis de vender, que estão “encalhados” há mais tempo, que têm urgência na negociação por algum motivo, etc. Faça uma análise e deixe uma marca na ficha para não esquecer.
2 – Dê uma geral no seu site
É muito importante que seu site imobiliário tenha uma performance impecável na Black Friday. Ele precisa estar atraente, bem rápido e fácil de navegar.
Quanto mais intuitivo ele for, mais facilmente seus clientes encontrarão o que querem. E se isso já vale para o ano inteiro, imagine na Black Friday, com toda a concorrência também fazendo promoções. Então essa é a hora de analisar a performance do seu site e promover as mudanças necessárias.
3 – Alinhe uma estratégia de marketing digital
Uma ocasião como a Black Friday precisa de uma estratégia de marketing digital diferenciada. Então todos os canais – redes sociais, e-mail marketing, blog, WhatsApp, Youtube, stories, tráfego pago, etc – devem estar alinhados para atrair seu público para a campanha.
4 – Melhore ainda mais a experiência do cliente
A Black Friday já é uma data tão lucrativa que nenhuma imobiliária quer deixar passar. Então a experiência do cliente deve estar muito bem resolvida e ágil para não perder o contato para a concorrência. E isso envolve uma série de providências, como atendimento ainda mais rápido, zero tempo de espera, chat ágil, consultoria especializada.
E seus corretores precisam estar muito bem treinados para a ocasião. Faça com que tenham todos os dados dos imóveis trabalhados na ponta da língua. Quer uma dica extra?
Então aproveite o tempo que ainda tem até a Black Friday e faça uma pesquisa de satisfação rápida entre seus clientes para ver o que pode ser melhorado e implementado.
5 – Crie oportunidades reais
Quando a gente fala em desconto nos imóveis, são percentuais que realmente devem valer a pena para o consumidor. Por isso, procure negociar o maior índice possível com o proprietário. E aplique na Black Friday.
E é simples de entender. Imagine um consumidor que está buscando a casa própria há algum tempo e acompanhando seus anúncios e seus sites. Ele tem ideia dos preços que estão sendo praticados, por isso se a diferença for irrisória, ele vai perceber e se sentir enganado.
Faça sua promoção com cara de promoção. Isso não só vai se refletir em mais vendas, como melhorar seu relacionamento com os clientes, gerando indicações.
6 – Faça uma Landing Page
A Landing Page (LP) é perfeita para promoções sazonais como a Black Friday. Ela é uma página de captura rápida com foco na conversão de leads. Para isso, ela usa formulários que são preenchidos em troca de acesso a informações de interesse do futuro cliente.
Então o foco é direto e sem distrações – e muito eficiente. Para isso a LP deve ser atraente, com design exclusivo, imagens e informações que gerem curiosidade e sem links externos que possam distrair o contato.
7 – Invista no farming
O farming nada mais é do que a nutrição de seus clientes fiéis. São aqueles que já compraram com você, já levaram amigos para a sua imobiliária ou dos quais você administra imóveis, por exemplo.
E essa clientela vip merece uma estratégia diferenciada na Black Friday. Selecione e ofereça oportunidades exclusivas, mas produza também peças de marketing exclusivas para ela. Quanto mais especiais essa cartela se sentir, mais diferenciais você estará criando e aumentando suas chances de fechar ótimos negócios na Black Friday!
Fonte: Publicidade Imobiliária