Nos últimos anos o mercado imobiliário provou de uma vez por todas que não só é resiliente, como também é um dos setores mais fortes da economia. Além disso, é um dos mercados que mais recebeu investimentos, com proptechs revolucionaram o setor a nível de digitalização, as estratégias de marketing também evoluíram com o tempo.
Mas é justamente por esses fatores, que o mercado imobiliário também é conhecido por ser um dos mais competitivos. Por isso, profissionais do setor se especializam e vivem antenados buscando se destacar.
Nessa matéria, buscamos trazer mastigado o “bê-a-bá” do marketing imobiliário, para te ajudar a fortalecer sua marca, ter ideias e criar novas oportunidades, aumentar as vendas e alavancar os negócios.
O que é marketing imobiliário?
O marketing imobiliário é um conjunto de ações online e offline que oferecem vários benefícios a corretores e imobiliárias. Assim, em um mundo cada vez mais digital, é preciso combinar estratégias tanto no mundo físico quanto virtual para ter mais assertividade.
E há pelo menos quatro benefícios básicos para quem adota o marketing imobiliário:
- Destaque frente à concorrência. Com boas estratégias de marketing, você passa a ser percebido como uma imobiliária que investe em seus clientes, facilitando o fechamento com exclusividade na venda;
- Mais recomendações. O boca a boca ainda tem muita força. E um cliente satisfeito se torna embaixador da sua marca, trazendo muitos outros espontaneamente;
- Clientes melhores. O consumidor valoriza seu esforço em marketing para vender suas casas ou ajudá-los a comprar. Assim você atrai cada vez mais oportunidades;
- Redução de custos. O marketing digital é mais acessível do que o tradicional, ao combinar estratégias você ganha de ambos os lados reduzindo os custos.
Estratégias de marketing imobiliário que você precisa adotar
O marketing digital é a grande tendência do mercado, mas é interessante combinar forças para ampliar os resultados, pois existe um público que você não vai atingir no digital. Por isso, algumas estratégias de marketing offline também devem ser adotadas, ainda que não seja a maioria das suas ações.
1 – Marketing imobiliário offline
Não é só porque é marketing offline que tem que ser obsoleto. Então vamos começar com algumas dicas para que o tradicional seja bem aproveitado.
- Anúncios em revistas, panfletagem… devem ter designs atraentes e impactantes. Deixe que despertem a curiosidade para levar até o seu negócio;
- Lembre-se que existe um mundo fora da internet: mídias em elevadores, rádio local, televisão, comércio da região, e outros.
- Patrocine eventos locais. Mas envolva-se e participe, monte seu estande e aproveite para fazer um bom networking;
- Organize palestras sobre temas correlatos ao mercado imobiliário. Um workshop de culinária com um chef conhecido no espaço gourmet de um de seus lançamentos, por exemplo, pode atrair muitos clientes em potencial para o seu empreendimento;
- Trabalhe com parceiros e faça ações conjuntas para obter referências de qualidade e marcar presença em sua região.
- Placas ainda vendem? sim e quem usa sempre diz que dá muito resultado. Mas lembre-se: se não for um imóvel exclusivo, a sua placa será apenas mais uma no meio de uma multidão de placas, nesse caso não vale o uso, adote outra estratégia.
2 – Marketing imobiliário de conteúdo
Voltando ao ambiente digital, esse é o espaço onde se encontra hoje a grande tendência de consumo e por onde começam 90% das buscas por imóveis. Então faz sentido que suas estratégias estejam mais concentradas no mundo digital.
E a melhor forma de fazer sua marca crescer e ser referência no mundo online é com o marketing de conteúdo.
E o que é marketing de conteúdo? de modo simples, é oferecer informações gratuitas, mas valiosas, aos seus clientes através de vários canais. Dessa forma, antes mesmo de comprar ou até desejar o seu produto, o seu “potencial cliente” vai entrar em contato com o seu conteúdo, aprender e confiar em você ou na sua empresa como o melhor profissional. E quando por fim o cliente decidir pela compra, ele virá diretamente até você, pois criou um vínculo com a sua marca.
Para isso, é fundamental que você estude o seu público-alvo e defina seu perfil de comprador ideal, para saber qual o tipo de conteúdo será interessante para aquele público, de acordo com os diferentes estágios na jornada de compra.
E reforço: todos os conteúdos de marketing imobiliário devem estar focados em ajudar de modo genuíno, o potencial cliente. Sempre!
Tipos de marketing imobiliário de conteúdo que você pode criar:
Blog imobiliário – O blog é uma ótima ferramenta de posicionamento online quando é bem trabalhado com boas matérias e palavras-chave. É a chance de mostrar seus conhecimentos, responder às maiores dúvidas, oferecer soluções, dar ideias valiosas e ainda direcionar seus leitores para seu site imobiliário. Por exemplo, você pode falar sobre como financiar um imóvel, o que o cliente deve observar na hora de escolher um imóvel, entre outras dicas.
E-books – Outra estratégia é a de escrever e-books e distribuí-los de modo gratuito. Mas nesse caso, ele serve como “isca” para conseguir os dados de contato de um lead, uma vez que para ter o material, o usuário deverá preencher um formulário. Se você tem uma propósito para trabalhar esses leads posteriormente, então faz muito sentido. Há muitos assuntos variados que podem ser abordados, como falar de um bairro (onde você está trabalhando algum lançamento) ou até mesmo dicas de decoração, por exemplo.
Vídeo pílulas– São vídeos curtos, de 1 à 2 minutos, sobre diferentes temas. Eles sãos os que mais atraem novos seguidores para suas redes. Publique em redes sociais como Tiktok, reels do Instagram, shorts do Youtube, etc. Exemplos de conteúdos que você pode gravar: faça um tour nos imóveis que você tem para venda, crie vídeos informativos sobre assuntos como “documentos que você precisa para comprar um imóvel” ou até um “faça você mesmo” sobre como transformar um caixote em uma mesa.
Infográfico – Reproduza vários desses conteúdos de forma gráfica, facilitando o entendimento rápido da informação. Eles são de fácil compartilhamento e consumo. Pode ser um infográfico sobre os custos de compra ou venda de uma casa, comparativos se compensa alugar ou comprar, e até dicas sobre o que fazer durante uma visita.
Podcasts – Os podcasts são muito populares e fazem enorme sucesso devido ao seu formato em áudio. Essa facilidade de absorção ganha cada vez mais adeptos e podem constar desde conteúdos do blog convertido em áudios ou entrevistas com convidados para falar sobre as novidades do setor. As possibilidades são imensas.
Webinars – Organize oficinas sobre vários assuntos e crie sessões ao vivo nas quais os usuários se conectam mediante cadastro prévio. Assim você ganha acesso aos seus dados para poder contatá-los assim que o webinar terminar.
3 – Vídeos marketing
Os vídeo marketing são outra grande estratégia de marketing imobiliário. Eles podem ser produzidos com maior ou menor grau de sofisticação – mas é claro que, quanto mais bem feitos, mais impressionarão seu público.
Mas o importante é que sejam bem elaborados, criativos e atraentes. Veja alguns dos tipos:
Vídeo promocional da sua imobiliária
Fale sobre os valores da sua marca e crie uma forma atrativa para o seu público conhecer seus serviços. Veja esse exemplo:
Vídeo promocional de um empreendimento ou região
Pense em uma historinha para vender seu lançamento ou mostrar uma região que vai ganhar um novo empreendimento. Há várias formas de fazer isso, com depoimentos de quem já ama viver na área, com drones mostrando paisagens aéreas, com um home staging de um apartamento modelo, etc.
Olha que ideia ótima essa aqui:
Vídeo depoimento
Nada melhor que clientes satisfeitos para falar com clientes em potencial. O vídeo depoimento é carregado de autoridade e empatia, mas deve ser bem produzido para não ficar forçado nem piegas.
Afinal, não podemos esquecer de que estamos falando de pessoas, não de casas. E a ideia é ajudar a resolver problemas – e quando elas mesmas contam como conseguimos fazer isso, melhor ainda.
Veja um bom exemplo:
4 – Realidade virtual
A realidade virtual também pode fazer parte das estratégias de marketing. Afinal, com os acessórios certos é possível fazer visitas virtuais e sentir como se estivesse lá de verdade. Então vale a pena apostar na tecnologia para encantar seus clientes, seja através do óculos virtual já usado nos stand’s de vendas de lançamentos ou no tour virtual mesmo, que você pode disponibilizar no seu site. Quanto mais informações, e maior for a imersão do cliente com o imóvel, maiores são as chances dele se encantar e se convencer, antes mesmo da visita ao imóvel físico.
5 – Live House Tour
São as transmissões ao vivo, em que o corretor anda pelo imóvel mostrando suas particularidades e interagindo com os interessados. Uma das vantagens é que várias pessoas podem “visitar” o local ao mesmo tempo sem sair de onde estão e fazer perguntas para você em tempo real.
As Lives House Tour podem ser abertas para o público em geral ou privativas para grupos de clientes vips, por exemplo. Mas é importante que sejam programadas e divulgadas com antecedência. Faça isso nas suas redes sociais!
Nossa dica é sempre levar alguém para ajudá-lo na produção e na organização das perguntas. E não esqueça de fazer um roteiro para que a visita seja bem organizada e interessante.
6 – Redes Sociais
Não dá para falar em marketing imobiliário sem falar nas redes sociais. Elas hoje são os maiores canais de vendas e interação com o público, por isso merecem atenção especial, especialmente o trio Instagram, TikTok e Facebook.
Crie fanpages e invista no tráfego pago no Facebook. Os anúncios podem ser altamente segmentados e têm bom retorno. Por outro lado, o branding é muito importante. Crie um planejamento diário e publicações sobre assuntos relacionados ao mercado, novidades do setor, oportunidades, opiniões, curiosidades, replique notícias e, é claro, mostre seus produtos.
Mas não esqueça: os textos devem ser bem escritos, sem erros de português, atrativos e relevantes, ancorados por imagens de qualidade.
Já no Instagram o princípio é o mesmo, mas tenha conteúdos diferenciados, porque os públicos são bem diferentes. Faça um perfil e alimente todos os dias, mantendo uma estratégia de Feed bonito, trabalhado de acordo com a sua comunicação visual; stories envolventes, que incluam sua atividade diária, bastidores e vídeos criativos; Reels com os vídeos maiores que 1 minuto, adaptados para o formato vertical e com prévia no Feed.
Alguns conteúdos podem ser publicados simultaneamente no Instagram e no Facebook, mas a originalidade dos conteúdos, agrega valor à sua mensagem.
7 – Youtube
Crie um canal para a sua imobiliária e faça uma estratégia própria de marketing imobiliário para ele. Os vídeos colocados lá pode ser compartilhados em diversos outros canais. Além disso, com o YouTube bem trabalhado, é muito possível que o Google mostre seus vídeos nas primeiras posições de busca por suas palavras-chave favoritas.
Fonte: Inbound Cycle
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.