A casa inteligente já é uma das tendências da tecnologia consolidadas no mercado imobiliário. E várias incorporadoras já se especializaram na construção de imóveis que agregam valor através de serviços automatizados. Mas agora tecnologia na decoração também está ganhando cada vez mais espaço e deixando os projetos mais inteligentes.
Da coleta de dados do cliente à entrega da proposta, a jornada está mais acessível e satisfatória para profissionais e consumidores. COO e Co-fundadora da La Decora, a arquiteta Gabriela Accorsi listou algumas tendências da tecnologia na decoração para os próximos anos.
1 – Scanner de ambientes: uma das principais tecnologias na decoração
Uma das principais tendências da tecnologia na decoração é o scanner de ambientes diretamente no celular. O método é altamente preciso e funciona com realidade aumentada (RA), fornecendo todos os detalhes do espaço com poucos cliques.
Assim o planejamento fica muito mais fácil e ágil, aumentando a assertividade da proposta e otimizando o tempo de entrega.
2 – Algoritmos ajudam a selecionar móveis
Ao mesmo tempo, escolher os móveis que estão mais de acordo com as preferências do cliente está mais fácil. Vários algoritmos estão sendo criados para coletar dados e ajudar a interpretar melhor o gosto do consumidor, selecionando os móveis que mais se encaixam nas informações personalizadas.
3 – Comunicação remota agiliza troca de ideias
As facilidades em se comunicar com os clientes remotamente, seja pelas redes sociais ou mensageiros de texto, também são importantes tecnologias na decoração.
Esse contato direto com o consumidor é fundamental para as tomadas de decisão, principalmente quando grande parte dos profissionais está trabalhando em home office ou no modelo híbrido.
Assim, da fase de contratação até a elaboração do projeto há muito mais agilidade, bastando um computador ou celular.
4 – Experiência mais imersiva com realidade virtual e 360°
A visualização em 360° entrega uma experiência muito mais imersiva do que as maquetes virtuais, que já estão no mercado há vários anos.
Derivada da realidade virtual, ela é uma evolução da tecnologia na decoração, permitindo a observação de pontos estratégicos do imóvel que poderiam passar despercebidos a olho nu.
Além disso, é possível “revisitar” os espaços quantas vezes for necessário, sem precisar de deslocamento físico.
5 – Adequação do projeto em tempo real
Outro ponto a favor da tecnologia na decoração é a facilidade em adequar o projeto à vontade do cliente em tempo real. Geralmente há uma grande cobrança pela qualidade da proposta, o que demanda bastante cuidado e atenção ao profissional. E isso, consequentemente, acarreta uma certa demora na elaboração.
Dessa forma, o uso das tecnologias na decoração facilita a troca de experiência com o consumidor, minimizando a ocorrência de imprevistos. E todas as etapas podem ser otimizadas, inclusive as adaptações necessárias, que podem ser feitas e aprovadas em tempo real.
Com tantas vantagens, não tem porque os profissionais resistirem às soluções da tecnologia na decoração. Afinal, esse é um caminho sem volta, melhorando a personalização dos projetos e ainda aumentando a eficiência e a rapidez em todas as etapas.
Fonte: Olhar Digital