A partir de agora está mais difícil para os festeiros alugarem imóveis pelo Airbnb. Pelo menos nos Estados Unidos e no Canadá. Dois meses depois de anunciar que não permitirá mais festas nas propriedades alugadas pela plataforma, a empresa começou a implantar uma tecnologia “anti-festas”.
De acordo com o Airbnb, o sistema pretende identificar as reservas potencialmente de alto risco. Para isso, serão analisados vários aspectos, entre eles a duração da estadia, se será em final de semana ou dia útil e o tempo em que o usuário está na plataforma.
Airbnb oferece alternativa para quem for barrado
Caso a reserva seja considerada de alto risco, ela não poderá ser concluída. Mas isso não significa que o usuário ficará sem opções na plataforma. A princípio, a ideia é evitar que a locação seja feita em imóveis inteiros, onde a probabilidade de o proprietário não estar presente é maior.
Vale lembrar que as festas estão definitivamente proibidas nas propriedades alugadas pela plataforma desde junho. Assim, como alternativa o Airbnb deverá oferecer a possibilidade de alugar um quarto privado ou de hotel, onde é possível haver um controle maior sobre a proibição.
Festas violentas são os maiores problemas
A tecnologia anti-festas faz parte de uma estratégia do Airbnb que já vendo sendo desenvolvida há algum tempo. Há dois anos a plataforma havia proibido as festas em caráter temporário.
Entretanto, na época a ideia seria evitar as festas que estavam cada vez mais frequentes nas casas alugadas pela plataforma como alternativa ao fechamento de bares e clubes.
Mas a verdade é que ao longo dos anos a empresa tem recebido muitas reclamações, de proprietários e vizinhos, sobre problemas ocorridos por causa de festas nos imóveis alugados.
E não são apenas casos de casas depredadas por causa de festas geralmente não autorizadas. Os prejuízos vão além dos danos físicos.
Vários incidentes violentos se tornaram manchetes. O mais recente foi a morte de dois adolescentes em abril deste ano em uma casa alugada pelo Airbnb em Pittsburgh (Pensilvânia, EUA).
Sistema já vinha sendo testado na Austrália desde 2021
O projeto piloto da tecnologia anti-festa já vinha sendo testado na Austrália desde 2021 pelo Airbnb. E, de acordo com a empresa, desde então houve um declínio de 35% nas partes não autorizadas ao aluguel.
Devido ao sucesso, o sistema já está em caráter permanente na Austrália. A expectativa da empresa é que o sistema tenha desempenho semelhante nos EUA e no Canadá.
Fonte: CNN