Após o sucesso com as Palm Islands, as famosas ilhas artificiais em Dubai, os árabes estão chegando com uma nova proposta ainda mais ambiciosa. O projeto conhecido como The Line parece até que saiu de um filme de ficção científica, mas a nova cidade é real e está sendo planejada do zero, de acordo com especificações de construção sustentável e ecofriendly.
A Arábia Saudita pretende construir uma enorme metrópole linear de dois arranha-céus paralelos com 170 quilômetros de extensão e 500 metros acima do nível do mar.
A cidade The Line terá uma fachada espelhada externa que permitirá ela se misturar com a exuberante natureza ao redor, ficando quase camuflada, enquanto o seu interior será construído para criar experiências extraordinárias e momentos mágicos. O Projeto está sendo criado por uma equipe de arquitetos e engenheiros de renome mundial, liderados pela NEOM, para desenvolver este conceito revolucionário para a cidade do futuro e tem como idealizador o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, quem liderará o avanço da cidade sustentável.
O mais surpreendente é a cidade não terá estradas, carros ou emissões de carbono. Além de funcionar 100% com energia renovável e 95% da terra será preservada para a natureza. A saúde e o bem-estar das pessoas serão priorizados em relação ao transporte e infraestrutura, diferentemente das cidades tradicionais. Para se locomover, os moradores terão acesso a todas as instalações em uma caminhada de cinco minutos, além do trem de alta velocidade – com trânsito de ponta a ponta de 20 minutos.
A cidade deve acomodar cerca de 9 milhões de pessoas até 2045 e será construída com apenas 34 quilômetros quadrados. Devido a infraestrutura reduzida, será possível criar coisas nunca vistas antes em outras cidades.
O clima ideal durante todo o ano garantirá que os moradores possam desfrutar da natureza ao redor.
Assista ao vídeo
Qualidade de vida é a palavra de ordem
A ideia é que não existam poluição e acidente de transito, juntamente com cuidados de saúde preventivos de classe mundial, para que as pessoas vivam mais.
O custo de construção deste imenso complexo está estimado em meio trilhão de dólares e as obras estão em andamento desde o início de janeiro de 2019. Tal iniciativa compartilha da linha de outros projetos situados no Oriente Médio, como Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Lusail, a “cidade inteligente” do Catar, construída para a Copa do Mundo FIFA prevista para 2022.
As construções já começaram
O projeto é real!! Não deixe de conferir o vídeo do início das construções;
Preparem as passagens porque em breve já será possível visitar essa cidade que parece que saiu de um filme.
Fonte: Neom