Falar em competitividade no mercado imobiliário chega a ser redundante. E não é porque o setor está aquecido que o corretor deve relaxar. Essa é exatamente a hora de melhorar cada vez mais sua performance e conquistar diferenciais. Afinal, quanto mais preparado estiver, mais conseguirá aproveitar as novas oportunidades que aparecem.
E em um mundo em que o metaverso está prestes a dominar o mercado, elas são muitas. Mas a maioria requer dedicação e investimento de tempo e disponibilidade para aprender e ir mais longe. Algumas são até tão surpreendentes, que podem não ser reconhecidas pelo corretor despreparado. Inclusive, você pode entender melhor a relação do metaverso com os corretores dando uma olhada nesse artigo aqui.
Afinal, o mundo está mudando muito rápido e o corretor de imóveis precisa acompanhar. Porque o consumidor está mudando também. Mais exigente, ele quer valor nas suas experiências. E você está preparado para gerar esse valor para o seu cliente?
6 passos para o corretor aumentar sua performance diária
O mercado já confirmou sua capacidade de superar épocas difíceis. Mas isso não significa que não haja desafios no dia a dia. Nem que o corretor não precise se manter fortalecido perante o consumidor – e a concorrência.
Sim, porque enquanto você se acomoda, a imobiliária ao lado busca cada vez mais formas de oferecer o melhor atendimento ao cliente. Então como sair na frente e aumentar sua performance?
1 – Saiba exatamente para quem você deve criar valor
Sabia que muitos corretores de imóveis não sabem exatamente qual é seu público-alvo? E acabam atirando para todo lado. De vez em quando até acertam o alvo, mas não é isso que você deve querer. Sua meta deve ser acertar o alvo sempre.
Para isso, o corretor precisa ter foco, ser específico. Para quem você tem que entregar valor? Qual a faixa etária, a região, o tipo de imóvel mais buscado, faixa salarial, hobbies, tamanho da família?
Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para criar ações que empurrem seu lead pelo funil de vendas, facilitando a jornada de compra. A propósito, nesse conteúdo você tem uma boa ideia do que é um público-alvo bem definido.
2 – Estude o mercado identificando oportunidades
O mercado imobiliário está sempre mudando. Então aprenda a pensar fora da caixinha. Olhe para frente, para o que está surgindo. Quais são as novas tendências? Quais os assuntos que estão mais relacionados com o mercado hoje?
Identifique, estude, entenda. Do que você gosta mais? Escolha um nicho e especialize-se. Saia da zona de conforto e aventure-se. E se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para conhecer as dez habilidades essenciais de um bom vendedor.
3 – Saiba se organizar
O dia a dia do corretor de imóveis nem sempre é fácil. São vários assuntos a serem tratados: imóveis para serem captados e divulgados, clientes para serem prospectados e atendidos, visitas a serem feitas, contas a serem pagas, boletos para serem enviados, enfim, uma infinidade de assuntos diferentes.
Mas também não precisa ser difícil. O que você precisa é ser um corretor organizado. Automatize as tarefas repetitivas, gere mensagens automáticas, crie alarmes, tenha um bom sistema que organize os dados dos clientes e gere acesso fácil às informações.
Então aprenda a criar prioridades e use a tecnologia a seu favor. Há muitas ferramentas tecnológicas específicas para o corretor de imóveis que vão ajudar você a melhorar sua performance.
4 – Personalize seu relacionamento com os clientes
Você já deve ter reparado que todo mundo gosta de se sentir especial. Então seu cliente também. Por isso, procure humanizar a sua relação com ele. Então tenha o máximo possível de dados sobre cada um.
Alguns gostam mais de falar do que outros. Preferem ouvir sua voz, outros só querem falar por texto. E outros valorizam muito a opinião do companheiro ou dos filhos. Cada detalhe importa e vai ajudar você a criar um atendimento mais personalizado.
Aliás, você não tem ideia de como um bom CRM pode ajudar você a coletar informações valiosas de forma muito fácil. E se clicar aqui vai entender melhor como funciona um CRM. Então use esses dados para fazer seu cliente se sentir especial. Assim, você também será especial para ele.
5 – Faça parcerias
Um corretor de imóveis não tem medo de ganhar dinheiro, certo? Então é claro que 50% da comissão é melhor do que nada. Mas tem um outro bom motivo para você fazer parcerias: realizar o sonho do seu cliente.
Então se você não tem o imóvel que ele quer, o que é melhor? Deixar ele migrar para a concorrência ou fazer uma parceria e encontrar o que ele precisa? Nesse artigo você confere todas as vantagens da parceria.
Saber fechar parcerias de sucesso é abrir novas oportunidades de negócios. E mais uma vez a tecnologia é amiga da melhor performance. Há ferramentas que ajudam o corretor a encontrar um match perfeito e com toda segurança.
6 – Aprenda a reduzir custos
Todo mundo sabe que fica difícil concentrar-se no trabalho quando há preocupação com dinheiro. Então a dica é não deixar sua imobiliária ficar no vermelho. Corte custos para gerar performance. Livre-se de tudo que hoje em dia é desnecessário.
Gastos com papelada, correios e impressões, por exemplo, são coisas do passado com a tecnologia em nuvem. Em muitos casos, nem de sala e contas de consumo você precisa. Basta ter uma imobiliária digital e fazer tudo online.
Outra forma de cortar despesas é otimizando seu tempo. Se você pode usar uma esteira digital e fechar uma locação em 15 minutos sem sair de onde está, porque fazer tudo do jeito antigo?
Além de conquistar o cliente, você reduz custos e tempo com transportes, cartórios e burocracia para assinatura presencial. Então com assinatura eletrônica e garantias online, você pode fechar muito mais locações em um único dia. Assim você vai melhorar sua performance e ainda conquistar muito mais clientes satisfeitos.
O que achou dessas dicas para produzir mais no seu dia a dia? Aproveita e conta aqui pra gente qual o próximo assunto que você quer saber!