Tornar as cidades mais inteligentes é uma das formas para solucionar os desafios da vida urbana. Esse processo ocorre por meio do uso de avanços tecnológicos, armazenamento e processamento de dados e informações, o que torna as cidades mais bem preparadas para enfrentar problemas relacionados à saúde, mobilidade, segurança e até controle da geração de calor urbano.
A ideia é ótima, mas muitos municípios ainda têm dúvidas sobre os meios para tornar esses processos possíveis, pensando nisso, o International Institute for Management Development (IMD), com sede na Suiça, publicou um relatório com as 6 etapas para tornar uma cidade inteligente.
1º passo, e também fundamental, é considerar o que, de fato, é tornar aquela cidade específica inteligente, pois cada região tem objetivos específicos.
2º passo, é definir de forma clara quais serão os objetivos e caminhos que tornarão aquela cidade inteligente, essa etapa leva em conta os desafios, problemas e necessidades de cada cidade, sem desconsiderar as experiências dos cidadãos.
3º passo, é realizar uma pesquisa profunda com o objetivo de definir um grupo dos projetos necessários para aquela localidade. Se o objetivo do projeto é reduzir o tempo total no ano de congestionamento de tráfego, a cidade precisa estudar as causas do congestionamento e como isso pode ser resolvido.
4º passo, também importante é analisar a probabilidade de sucesso quando da implementação do projeto. Os autores do estudo propõem que se considere sete fatores, como: tecnologia, infraestrutura, ambiente de negócios, ambiente político, talentos disponíveis e fatores estruturais.
5º passo, é analisar os impactos dessas implementações na cidade, sendo estes positivos ou até mesmo negativos.
6º passo, a última etapa é selecionar os projetos mais promissores, uma matriz que considere as probabilidades de sucesso pode ajudar nessa tarefa e facilitar a tomada de decisão.
Essas são diretrizes que facilitam os processos de governos estaduais em busca de tornar as cidades mais inteligentes.
Fonte: Folha de S. Paulo