O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está elaborando uma proposta para impulsionar o crédito imobiliário do programa Minha Casa Minha Vida. O plano visa criar um novo mercado secundário de títulos imobiliários para ampliar o acesso à moradia e estimular o crescimento econômico. No entanto, a proposta enfrenta desafios em São Paulo devido à especulação imobiliária durante o mandato de Haddad como prefeito. O Programa Minha Casa Minha Vida foi lançado pelo Governo Federal como uma estratégia para concretizar o plano diretor urbano premiado.
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante seu mandato, adotou medidas para tornar a cidade mais inclusiva e equilibrada socialmente. Uma de suas principais estratégias foi a construção de moradias populares próximas a importantes linhas de transporte público, visando proporcionar acesso facilitado ao trabalho e promover a mobilidade urbana.
Este plano tinha como objetivo central melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade e promover um desenvolvimento urbano sustentável. Haddad buscava, assim, uma distribuição mais justa e equitativa das habitações na metrópole, especialmente favorecendo a ocupação do centro expandido por pessoas de baixa renda, oferecendo moradias acessíveis e adequadas.
A prefeitura de São Paulo enfrenta desafios significativos na área habitacional, apesar dos esforços de programas anteriores. Em janeiro, o prefeito Ricardo Nunes sancionou a Lei nº 18.079/2024, que estabelece a Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Esta legislação tem como objetivo principal desenvolver moradias populares em áreas próximas ao rio Tamanduateí, incluindo bairros como Cambuci, Mooca, Ipiranga e Vila Prudente.
A iniciativa visa aumentar a população na região para 260 mil habitantes, quase o dobro dos atuais 139 mil residentes. Para facilitar o acesso e transporte na área, estão previstos investimentos em infraestrutura, como a construção de uma nova estação Ipiranga conectada à linha prata do monotrilho, complementando as estações já existentes do metrô e do trem.
A região próxima à avenida Presidente Wilson, abrangendo Mooca, Ipiranga, Vila Monumento e Vila Carioca, passa por uma significativa mudança urbanística. Os antigos galpões industriais estão sendo substituídos por novos empreendimentos residenciais, muitos deles utilizando o programa Minha Casa Minha Vida como forma de atrair compradores em potencial.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Laura Alvarenga à FDR