Como em qualquer outra área, quem começa a se aventurar pelo mercado imobiliário encontra vários desafios pela frente. Geralmente a tendência dos corretores de imóveis iniciantes é não conseguir dimensionar bem os obstáculos. Ou não os reconhece ou os julga maiores do que realmente são.
Isso é normal, afinal a falta de experiência e a vontade de fazer uma carreira de sucesso podem acabar gerando alguns conflitos internos. Pensando nisso, nós separamos 6 mandamentos para os corretores de imóveis iniciantes. Se este é o seu caso, preste atenção nessas dicas e mão à obra!
1 – Corretores de imóveis iniciantes: deixem a ansiedade de lado
Parece impossível, mas não é: deixe a ansiedade de lado. Claro que você quer dar o melhor de si, mas também é normal ficar inseguro.
A questão é que quanto mais ansioso estiver, maior a possibilidade de os corretores de imóveis iniciantes se atrapalharem.
Lembre-se que a familiaridade com as tarefas do dia a dia só vem com o tempo. Então relaxe, respire fundo e procure ficar calmo.
Quando a dúvida aparecer, não tenha vergonha: peça a orientação de um corretor experiente. Sempre haverá alguém disposto a ajudá-lo.
2 – Não deixe de estudar
Você fez seu curso, passou de forma excelente e já tem sua carteira do Creci. Ótimo, mas não pense que seu tempo de aprendizado acabou. Muito pelo contrário.
Um corretor de sucesso está sempre estudando, lendo artigos, procurando se informar sobre o mercado. Como conhecimento nunca é demais, amplie suas habilidades. Você não precisa ser um expert em diversos assuntos, mas é interessante ter boas noções sobre alguns temas relacionados.
Procure se informar sobre o panorama econômico, melhores investimentos, expectativas políticas.
Além disso, saber um pouco de decoração, arquitetura, paisagismo e design de interiores, por exemplo, pode ajudá-lo bastante a fechar uma venda.
3 – Não tenha vergonha de perguntar
Corretores de imóveis iniciantes não têm obrigação de saber tudo – como ninguém tem, aliás. Mas é claro que quem está na profissão há mais tempo tem mais experiência.
Então quando aparecer alguma coisa da qual não tem certeza, pergunte. Jamais chute ou dê uma informação errada a um cliente porque ficou com vergonha de se informar.
Se não puder responder na hora, diga que irá se informar para dar uma resposta precisa mais tarde – e faça isso. Com certeza a sua sinceridade contará bastante pontos no seu atendimento.
4 – O cliente é o mais importante
Não, a comissão não é o mais importante, o cliente sim. Afinal, não há venda nem comissão sem ele. E, como o cliente é prioridade, não deixe de ouvi-lo de verdade em todas as suas dúvidas.
Talvez os corretores de imóveis iniciantes não percebam, mas de praticamente tudo o que o cliente disser, é possível tirar elementos para melhorar seu atendimento.
Ouvindo-o, você pode antecipar seus argumentos e criar uma boa estratégia de venda.
5 – Organize suas finanças
Se você veio de outro emprego, com um salário fixo, é bem provável que acaba se enrolando com os altos e baixos das comissões. Isso também é natural.
Afinal, o corretor de imóveis não tem limite para ganhos, mas em compensação um mês não é igual ao outro. Para que você não se complique, é importante ser bem disciplinado com suas finanças.
Faça um planejamento, corte desperdícios e elenque todos os gastos mensais. Controle seu fluxo de caixa. Procure se ater ao planejamento, evitando fazer dívidas que possam comprometer o orçamento.
Não role dívidas para o mês seguinte, porque você não sabe exatamente como ele será. Mesmo que uma venda esteja para ser fechada, só conte com ela depois de efetivamente concretizada.
6 – Não descuide do seu marketing pessoal
Você é a imagem da sua empresa. Da mesma forma que deve estar sempre bem vestido e higienizado para dar uma boa impressão aos seus clientes, também precisa cuidar da sua presença digital.
Para isso, um site imobiliário é fundamental. Lembre-se que, para alcançar o maior número possível de pessoas, ele deve ser um site imobiliário móvel. Produza conteúdo para as redes sociais, conectando-se aos seus clientes.
Agregue valor com informação relevante em um blog, cuide do seu perfil no LinkedIn para aumentar seu networking. Evite falar do seu próprio umbigo: faça 80% de conteúdo relacionado e 20% específico.
Assim você cria um relacionamento com seus clientes em potencial e aumenta suas chances de se tornar um profissional de sucesso.
Quer mais dicas para corretores de imóveis iniciantes? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua sugestão coma gente aqui nos comentários!