Na última quinta-feira (05/05), foi noticiada, em Braga, a aquisição de um imóvel cujo pagamento se deu por meio de bitcoin. O valor da transação foi de 3 bitcoins, que na cotação vigente somou 110 mil euros. Há algumas semanas também noticiamos em nosso blog o caso de Docelina Conceição de Barros Severo, a primeira diarista a realizar financiamento utilizando NFT como garantia.
Essas novas formas de negociações tem se tornado cada vez mais comuns e, sem dúvida, irão transformar a forma como a nossa sociedade troca valor e gera riqueza. Sabemos que por estar em estágio inicial, é comum haver dúvidas sobre bitcoin. Confira a seguir algumas informações sobre essa nova forma de pagamento.
- O Bitcoin é uma moeda como qualquer outra. Suas transações são verificadas e registradas através de um sistema criptográfico descentralizado. Embora seja a primeira com essas características, ela não é a mais usada, tão pouco a mais procurada.
- Criptomoedas são ativos digitais que podem ser utilizados em qualquer tipo de transação em que ambas as partes estiverem de acordo. Como o próprio nome já diz, é um ativo digital, ou seja, não está disponível fisicamente (isso justifica a dificuldade que muitas pessoas têm para compreender essa moeda, tendo em vista seu grau de abstração).
- Diferentemente das moedas físicas com valor facial, o valor das criptomoedas é definido no momento da transação, pois este está sujeito à alterações a todo momento, o que pressupõe uma desencriptação através de uma tecnologia chamada Blockchain. Esse fato torna a transação única, desburocratizada e segura. Existem diversas criptomoedas, sendo as mais conhecidas Bitcoin, Ethereum, Tether.
- O blockchain é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados em blocos de forma sucessiva, de modo que ninguém pode alterá-los ou escondê-los. É um sistema democrático que confere poder para todas as partes de forma igualitária. Dispensa a necessidade de bancos que regulam seu valor e que detenham poder sobre elas, como acontece com as moedas físicas.
- A criptoeconomia é um ecossistema no qual a economia se organiza por meio de sistemas encriptados que garantem maior segurança. É considerada um dos pilares da 4ª Revolução Industrial e será onde se movimentarão instituições e governos, conforme já podemos observar.
Fonte: Exame