A tecnologia foi um dos principais fatores de resiliência do mercado imobiliário durante a pandemia. Foi graças a ela que, ao contrário de várias outras, a área saiu ainda mais fortalecida da crise sanitária. E o software imobiliário tem tudo a ver com isso.
Mas se o software imobiliário ajudou muitos profissionais a saírem da crise sanitária mais fortalecidos e muitos clientes a encontrarem os imóveis perfeitos com toda a segurança que a época necessitava, hoje ele agrega muitas outras funcionalidades que agilizam ainda mais a rotina dos corretores.
Afinal, a automação de processos é uma tendência mundial em empresas de todos os tipos e tamanhos. E na vida corrida do corretor, o software imobiliário proporciona muitas vantagens que o ajudam a gerar novas oportunidades de negócios, reduzir o tempo de negociação e fidelizar clientes.
Conheça 4 razões para contratar um bom software imobiliário e criar diferenciais que vão te colocar muito à frente da concorrência.
O que é um software imobiliário?
Antes de entender mais por que ele é tão importante, é preciso saber o que é um software imobiliário. Como corretor, você sabe que o contato entre clientes e corretores é formada por várias etapas.
Desde a divulgação do seu negócio para seu público alvo e a captação dos clientes em potencial até o fechamento do contrato e o pós-venda, há toda uma jornada, que envolve processos criativos, financeiros, burocráticos, etc.
Cada parte dessa jornada precisa de muita atenção do profissional envolvido para conquistar, envolver e reter o cliente até o final da negociação ser um sucesso.
Por isso, o relacionamento entre corretor e clientes é tão importante. É preciso que eles sintam confiança no profissional para fazer um negócio que envolve tantas expectativas emocionais, psicológicas e financeiras.
O software imobiliário é a tecnologia que ajuda o corretor em praticamente todas as etapas da jornada do cliente. Seja fornecendo dados, seja economizando tempo ou dando mais assertividade aos processos.
Por meio de plataformas e aplicativos, o corretor consegue administrar sua rotina com mais agilidade e ter mais controle sobre cada etapa do funil de vendas.
Por que ter um (bom) software imobiliário?
Em outras palavras, o software imobiliário oferece ferramentas que facilitam a vida do corretor e o seu relacionamento com os clientes, assim como a administração do seu negócio.
Basicamente, há 4 razões principais para ter um software imobiliário.
1 – Automação de tarefas administrativas
Não dá para fugir das tarefas administrativas em uma imobiliária. Mas elas podem pesar menos na rotina e ficarem menos sujeitas a erros humanos.
São cálculos que precisam ser feitos, boletos que têm que ser gerados e enviados na periodicidade certa, informações que precisam ser organizadas, analisadas e catalogadas, enfim, uma verdadeira legião de procedimentos que tomam muito tempo e são cansativos.
Ao automatizar as tarefas administrativas, o software imobiliário dispensa a necessidade de um ou mais profissionais voltados para essas tarefas. Assim eles podem ser alocados em atividades mais estratégicas para a sua empresa.
E, para o corretor que está começando e trabalha sozinho, fica mais fácil tomar conta das tarefas administrativas sem precisar contratar uma secretária, por exemplo.
Além disso, a automação das tarefas administrativas reduz também o risco de erros que podem acontecer por distração ou negligência.
2 – Gerenciamento eficiente de leads
O software imobiliário também ajuda o corretor no gerenciamento de leads, facilitando a identificação de seus clientes em potencial.
A captação e gestão eficiente de leads são processos fundamentais em qualquer tipo de negócio. Mas para o corretor, que trabalha em um mercado com alta rotatividade, esse tipo de investimento pode significar a sustentabilidade da sua empresa.
Afinal, cada lead é uma oportunidade de negócio que não pode ser perdida. Além disso, um cliente satisfeito pode fazer outros negócios novamente, além de te indicar para os amigos. E de um bom boca a boca nenhum corretor que se preze pode abrir mão.
Então depois que você faz a captação, que pode ser online ou offline, é muito importante ter um sistema que o ajude a gerenciar esses contatos.
O software imobiliário com CRM (Customer Relationship Manager) integrado fornece uma grande quantidade de informações sobre cada visitante do seu site, por exemplo.
Esses dados são analisados e guardados, de forma fornecer insights que o ajudam a criar um relacionamento com seus leads. Idade, tipo de imóvel, quantidade de quartos, valor, região, profissão, se tem ou não carro, etc, são alguns deles.
Com essas informações o corretor pode produzir conteúdo relevante para gerar valor, mas também oferecer as melhores alternativas para o que ele procura.
Por outro lado, um bom sistema também cruza esses dados com a sua carteira de imóveis e encontra os que mais se encaixam nas necessidades do lead. Tudo rápido e automatizado para que seu cliente em potencial não fique esperando nem seja “fisgado” pela concorrência.
Aliás, na hora de escolher o software imobiliário, também é interessante considerar o NPS (Net Promoter Score). Preparamos um artigo exclusivo sobre o assunto que você acessa clicando aqui.
3 – Análise e relatórios
De posse de dados assim fica bem mais fácil o corretor montar sua estratégia de vendas. Afinal, o profissional passa a ter alvos bem definidos para montar uma tática focada no público de interesse.
Mesmo assim, a análise dos resultados é fundamental para identificar novas possibilidades e corrigir rumos. O software imobiliário tem recursos tecnológicos avançados que analisam e geram relatórios baseados em métricas reais.
Assim, sem “achismos”, é possível guiar as tomadas de decisão de forma mais assertiva, gerando resultados cada vez melhores.
Por outro lado, em uma imobiliária os relatórios são essenciais para um bom gerenciamento de toda a imobiliária. E há vários deles: relatórios de visitas, de negócios perdidos, de contratos finalizados, de inadimplência, de plantões, etc.
Com o software imobiliário a geração de relatórios é muito mais simples, inclusive com gráficos que facilitam ainda mais o entendimento.
Por isso, quanto mais completo for o seu sistema, mais eficiente será a sua gestão imobiliária. E, nesse artigo, nós damos dicas incríveis de como escolher o melhor aplicativo imobiliário para a sua empresa em 2023.
4 – Gerenciamento financeiro
Uma imobiliária é uma empresa como outra qualquer. Por isso ela precisa ter um controle financeiro muito sólido e eficiente para passar bem longe do vermelho. São muitos os detalhes, contas e impostos a pagar, salários e comissões, taxas fixas e variáveis, contas e demais despesas do imóvel.
O software imobiliário também ajuda o corretor a fazer um gerenciamento financeiro mais efetivo. Há várias funcionalidades que facilitam o controle do fluxo de caixa, receitas e despesas, emissão de faturas e todos os pagamentos que fazem parte do dia a dia.
Dessa forma, o sistema proporciona uma visão mais clara da saúde financeira do negócio, melhorando a sustentabilidade da imobiliária.
Use o sistema para impulsionar seus negócios
As soluções tecnológicas impactam positivamente o mercado imobiliário, com avanços significativos depois da pandemia. Assim, se antes o software imobiliário já era uma forte tendência, agora se tornou uma questão de sobrevivência empresarial.
Não é para menos, o sistema organiza, facilita e gera insights para uma gestão muito mais eficiente em todas as áreas da imobiliária.
Além de automatizar as tarefas administrativas, ajuda a captar, organizar, nutrir, encantar e fidelizar leads melhorando a jornada do cliente, gera e analisa relatórios de forma mais assertiva e metrificada evitando a tomada de decisões por intuição e melhora o gerenciamento financeiro da empresa como um todo.
De acordo com a pesquisa Panorama de Softwares em Imobiliárias, 80% das imobiliárias não abrem mão de usar sistemas como CRMs e ERPs (Enterprise Resource Planning), sendo que 90% das que os usam consideram esses softwares indispensáveis para uma boa gestão. Aqui, a propósito, você tem um artigo que fala mais sobre essa pesquisa.
Por isso, se você quer impulsionar seus negócios, é fundamental investir em um bom software imobiliário. Afinal, a tecnologia chegou para ficar no mercado e melhorar cada vez mais a rotina do corretor de imóveis.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário.
Vejo você lá!