O mercado imobiliário não é para amadores. Aliás, muito pelo contrário. O profissional que quiser garantir seu lugar ao sol e construir uma carreira sólida precisa ir além do básico exigido para tirar o registro no Creci. E vários cursos para corretores podem ajudar a gerar diferenciais.
De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), em novembro de 2021 havia 430 mil profissionais. Um aumento de 11% em relação a 2020, o que mostra o crescimento da profissão, alavancada pela tecnologia e pela pandemia.
Hoje há dois cursos superiores: o Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias e o de Gestão de Negócios Imobiliários. Porém basta o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) para ganhar a carteirinha de corretor de imóveis.
Mas o próprio Cofeci defende a exigência de curso superior para exercer a profissão. E, segundo o órgão, é cada vez maior o número de corretores com terceiro grau completo. Hoje eles já somam 70% da mão de obra do mercado.
A questão é que muitos não são formados em cursos relacionados ao mercado. Afinal, o setor foi um dos que saíram da crise sanitária mais fortalecidos e acabou absorvendo muitas pessoas que migraram de outras áreas. Inclusive, se você é um corretor iniciante, nesse artigo você encontra cinco dicas imperdíveis para começar com o pé direito na profissão.
Cursos para corretores ajudam a criar diferenciais
Entretanto, há vários cursos para corretores de imóveis que podem criar diferenciais e fazer o profissional se destacar dentre tantos profissionais.
Corretores mais bem preparados são também um reflexo do novo consumidor, cada vez mais exigente. Ele quer um profissional que o entenda, que fale a mesma língua. Ele tem que ir além da venda. A propósito, aqui você confere um artigo sobre como corresponder às expectativas do novo consumidor imobiliário.
Hoje o corretor não pode mais ser apenas um vendedor qualquer, precisa ser também prestar uma consultoria. E é justamente assim que vai encaminhar de forma mais fácil seu cliente pelo funil de vendas.
Por outro lado, o mercado também está passando por uma evolução acelerada. Estima-se que a transformação digital ocorrida na pandemia tenha dado um salto de dez anos – e continua veloz.
Hoje ela é um caminho sem volta e o corretor precisa estar preparado para acompanhar as inovações do setor. E por falar em inovações, aqui tem um conteúdo específico sobre como estão sendo usadas para o corretor atrair mais clientes.
Por isso, quanto mais expertise tiver, mais fácil será para o profissional consolidar sua marca. Entre especializações e assuntos correlatos, há vários cursos para corretores de imóveis que podem alavancar sua carreira.
Conheça 4 cursos para corretores que valem a pena fazer
O mercado imobiliário tem uma concorrência enorme, mas também muitas oportunidades. Assim, a dica é identificar os cursos para corretores que mais têm a ver com a sua área de atuação ou que mais podem ajudar no dia a dia da sua imobiliária.
Lembre-se de que a capacitação continuada é um grande trunfo dos melhores profissionais, que estão sempre agregando valor aos seus serviços. E clicando aqui você confere porque ela é tão importante.
1 – Curso de Documentação Imobiliária
Tanto na venda quanto na locação é preciso que haja uma análise minuciosa da documentação do imóvel e das partes para evitar problemas futuros. O Curso de Documentação Imobiliária dá mais autonomia e segurança ao corretor.
Além de não precisar consultar constantemente a imobiliária, esse curso para corretores também dá subsídios para otimizar processos, responder mais rapidamente às dúvidas dos clientes e melhorar o atendimento.
2 – Curso de Marketing Imobiliário
Um dos cursos para corretores mais procurados, o de Marketing Imobiliário oferece ferramentas para que o corretor divulgue seu trabalho e sua carteira de imóveis com mais facilidade.
O profissional conhece técnicas para criar mais conexões com pessoas e empresas, gerando conteúdo relevante para seus clientes. Além disso, o curso também ajuda o corretor a criar anúncios mais eficazes, criar um planejamento estratégico para suas campanhas e dar um suporte diferenciado aos seus clientes, entre outras ações.
Aliás, se você já quiser saber um pouco mais, nós produzimos um conteúdo ótimo sobre assunto, que você confere clicando aqui.
3 – Curso Incorporação Imobiliária e Condomínios
Um dos cursos para corretores de imóveis mais procurados é o de Incorporação Imobiliária. Ele trata do conjunto de atividades relacionadas à construção de edificações, assim como a sua comercialização total ou parcial e os vários aspectos e normas que regulam o setor.
Com a grande concorrência do mercado, quanto mais informações o corretor tiver, mais fácil será ajudar o cliente. Afinal ele espera que você seja o expert e explique tudo o que é preciso de forma clara e segura.
4 – Especialização em Direito Imobiliário
Já um dos cursos de especialização para corretores mais indicados é o de Direito Imobiliário. Nesse caso, o profissional agrega um alto valor ao seu serviço ao compreender, de forma mais detalhada, as questões jurídicas que envolvem imóveis.
O conteúdo garante conhecimentos que os cursos para corretores básicos não oferecem. Nele você encontra vários temas de Direito ligados à área, como as leis referentes à transferência de imóveis e contratos de negociação de imóveis.
Na verdade, o Direito Imobiliário é uma ramificação do Direito privado. É nele que são tratados todos os assuntos relacionados ao mercado imobiliário, seja para pessoa física ou jurídica.
Dessa forma, o curso para corretores de Direito Imobiliário permite ainda que o profissional acompanhe com mais facilidade as mudanças nas normas e legislações, ajudando seus clientes de forma mais eficiente e personalizada.