Muitas construções deixaram de existir ao longo dos anos, ficando apenas na memória de quem passou por algumas delas. Confira a seguir 15 edifícios que fizeram história por sua estética, importância na cultura pop ou mesmo no cotidiano das pessoas.
1 Estação Pensilvânia
Essa foi um marco na história de Nova York construída em 1910 mas demolida em 1963 em função da queda no número de passageiros ferroviários. Hoje em dia, neste mesmo lugar, encontramos o Madison Square Garden, o maior complexo de eventos de Nova York, e a atual Penn Station, a estação mais movimentada do hemisfério ocidental.
2 Hospital Prentice
Localizado em Chicago, o Hospital e Maternidade Prentice foi construído em 1975 e demolido em 2013, quando a universidade Northwestern, também dona do local, argumentou que precisava do espaço para armazenar instalações médicas.
3 Gettysburg Ciclorama
O Centro de Visitantes do Parque Militar Nacional de Gettysburg, inaugurado em 1962 sob projeto arquitetônico de Richard Neutra, foi demolido em 2013 pelo Serviço de Parques Nacionais para preservar o contexto histórico do local. A população até tentou impedir a destruição por meio de protestos, mas isso não foi o suficiente para evitar sua destruição.
4 Hotel Marlborough-Blenheim
Já conhecido por grandes produções no cinema, o Hotel Marlborough-Blenheim tornou mais atraente a costa de Atlantic City, em Nova Jersey. Em 1978 a estrutura deu lugar a um cassino.
5 Hayvenhurst
O antigo hotel da atriz russa Alla Nazimova, adquirido em 1919, localizava-se no Sunset Boulevard de Hollywood. Depois que a atriz adicionou vilas ao redor da propriedade, ela foi nomeada como Jardim de Alah, e passou a receber visitas de figuras importantes como Greta Garbo e Frank Sinatra. Em 1959 a construção foi demolida para dar espaço a um banco.
6 Brown Derby
Também conhecido como Little Hat, cuja tradução livre é Pequeno Chapéu, esse restaurante de estrutura icônica fez sucesso em Los Angeles até 1980, quando foi substituído por por um estacionamento.
7 Hotel Imperial
O icônico Hotel Imperial de Tóquio saiu ileso do terremoto de 1967, mas não sobreviveu ao tempo e foi demolido no mesmo ano em função de sua precariedade, dando lugar à terceira versão do hotel.
8 Estacionamento da rua Welbeck
O exuberante estacionamento da rua Welbeck, em Londres, destacava-se pela sua fachada de concreto em forma de favo de mel. Inaugurado em 1971, a propriedade era uma garagem de lojas de departamentos antes de fechar em 2017 e ser destruída em 2019, esse quase passou, ein?
9 Torre Richfield
Por sua fachada decorada e os acabamentos em ouro, essa propriedade foi considerada um exemplo em sua época. Embora tenha sido demolido em 1969, as portas ornamentadas do elevador dentro da torre foram resgatadas e agora encontram-se no saguão da City National Tower, prédio que o substituiu em Los Angeles.
10 Torre Nakagin
Diversos foram os esforços para salvar o edifício japonês, mas seu estado de deterioração impede que ele permaneça construído e, desde abril deste ano, ele tem sido desmontado. A propriedade é a junção de duas torres interconectadas que juntas somavam 140 cápsulas pré-fabricadas e que deviam ser substituídas a cada 25 anos, como isso não aconteceu ela tem de ser destruída.
11 The Singer Building
Esse já foi um dos edifícios mais altos do mundo inteiro e, embora tenha perdido seu posto, ele segue sendo um dos creditados por influenciar a Resolução de Zoneamento de 1916 da cidade de Nova York, antes de ser demolido em 1968.
12 Biblioteca Lenox
Movido por sua paixão pelos livros, James Lenox decidiu construir a residência para abrigar suas leituras, sendo considerada uma arquitetura exemplo para sua época, mas que, no entanto, morreu junto com James. Seu acervo de 85 mil livros foi transferido para a filial principal da Biblioteca Pública de Nova York.
13 Mansão De Cornelius Vanderbilt
Nova York já foi palco de grandes mansões antes de ser tomada por studios e arranha-céus, uma delas ocupava a maior parte da esquina noroeste da Fifth Avenue com a West 57th Street, e tinha seis andares de altura. Projetado por George B. Post e Richard Morris Hunt, a mansão em estilo château foi demolida em 1926, e a loja de departamentos Bergdorf Goodman está em seu lugar.
14 Savoy Hotel
Inaugurado em 1927, o Savoy Hotel é a versão melhorada do Savoy Plaza original construído ao longo da beira do Central Park de Nova York onde ficou até 1965, depois de ser destruído para a construção do atual General Motors Building.
15 La Pagoda
Este edifício foi demolido em 1999 após muita revolta da população de Madri, na Espanha. Ele é conhecido como Laboratórios JORBA, mas seu nome não oficial é ‘La Pagoda’ devido a sua semelhança com os templos budistas. Projetado pelo arquiteto espanhol Miguel Fisac, cada andar foi girado em um ângulo de 45 graus em relação ao abaixo dele.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Fonte: Casa Vogue